Artigo Estudos de Caso

Blueland

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Ações pelo lado da demanda para redução na geração de resíduos

Estados Unidos

Nova Iorque()

Trata-se de linha de produtos eco friendly feitos à base de ingredientes naturais que não contêm plástico em sua composição. Mesmo após o descarte, caso haja sobra, o líquido não oferece riscos de contaminação e pode ser reintegrado novamente em seu ciclo natural de decomposição. As embalagens que armazenam os produtos também foram pensadas sob a lógica do refil: adquire-se apenas uma vez o kit de garrafas e, ao acabar o produto, utiliza-se as mesmas embalagens para uma nova compra.

Custo para Implementação

Até cinco mil reais

Desafios

  • Ao reutilizar a embalagem principal para futuros refis, diminui-se diretamente a geração de resíduos sólidos.

  • A solução em questão oferece ao consumidor a possibilidade de reutilizar suas embalagens após o primeiro uso.

Motivação

Atualmente consumimos de maneira excessiva embalagens plásticas descartáveis, apesar do histórico do uso de embalagens plásticas ser recente. Cerca de 8 bilhões de toneladas de lixo plástico foram geradas pela humanidade desde 1950 (GEYER; JAMBECK; LAW; 2017). O impacto deste plástico no meio ambiente repercute de diversas maneiras: cerca de 90% da água consumida pelo ser humano possui plástico na sua menor forma, o micro plástico, também encontrado dentro de espécies marinhas e nos oceanos em sua totalidade (Blueland, 2020). Recuperar todo este montante de plástico descartado no meio ambiente é fundamental, sendo necessário o planejamento e desenho de novas formas de oferecer produtos e serviços que não contribuam para aumentar a geração de plásticos, caso do estudo de caso analisado (Blueland, 2020).

Contexto

A startup Blueland atende ao mercado norte americano. O país, que tem 5% da população mundial, consome cerca de 25% da energia mundial e gera 36% das emissões totais de gases de efeito estufa (Instituto de Educação Tecnológica, 2020). Criou-se um padrão de consumo desequilibrado altamente danoso para o meio ambiente e que produz uma profunda desigualdade social, já que não é possível que todos tenham o padrão de consumo norte americano, uma vez que não há recursos suficientes para tal. Este contexto de consumo excessivo norte-americano, agressivo ao meio ambiente, é o que motiva a Blueland a oferecer ao mercado uma linha de produtos diferenciados com baixo impacto a natureza.