Artigo Estudos de Caso

Blueland

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Ações pelo lado da demanda para redução na geração de resíduos

Estados Unidos

Nova Iorque()

Fatores de Sucesso

Sociais

Podemos citar o fato do consumidor estar adquirindo produtos de limpeza que não apresentam risco de toxidade durante o manuseio; fortalecimento da cultura de consumo consciente, já que o consumidor agora possui possibilidades de escolha por produtos “limpos” e de refil.

Ambientais

São fatores de sucesso ambientais: redução da produção de plásticos para entrega de soluções de limpeza; diminuição da poluição nos oceanos e meio ambiente, pelos plásticos que vazam dos sistemas de gestão de resíduos; diminuição do grau de impacto na ingestão de microplásticos pela biota (conjunto de organismos vivos) marinha.

Econômicos

Podemos ressaltar o fortalecimento de novos nichos de mercado e desenvolvimento de produtos eco friendly que não agridem o meio ambiente, já que não geram resíduos.

Fatores de Fracasso

Não foram identificados.

Fatores de Risco

A necessidade de um alto investimento para viabilização da ideia pode ser um fator de risco. Ademais, é preciso ter um plano de negócios bem desenvolvido e encontrar os parceiros ideais para apoiar.