Artigo Estudos de Caso

Blueland

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Ações pelo lado da demanda para redução na geração de resíduos

Estados Unidos

Nova Iorque()

Metodologia

A solução da Blueland consiste em um sistema eficiente de limpeza, sendo seu principal produto chamado de "The Clean Essentials", um kit composto de diversas soluções que custam cerca de $ 39 dólares. As embalagens reutilizáveis para uso dos produtos são feitas de alumínio, mostrando que a transição para o não uso de embalagens plásticas é possível. São quatro principais itens presentes neste kit: a limpeza de superfícies, estrutura de vidros, espelhos e banheiro. Além disto, está incluso um dispenser de acrílico para uso do sabão. Junto a estas embalagens, o consumidor ganha 3 tabletes, que são o produto de fato, cada um para a função especificada anteriormente. O que o consumidor precisa fazer é diluir em água morna cada tablete em seu vasilhame específico. Após a mistura, o produto já está pronto para uso. Cada tablete ou solução rende cerca de 20 usos. O kit é entregue na casa do consumidor em uma caixa divertida e cheia de mensagens informativas e engajadoras para um consumo consciente, através de uma logística inteligente que não faz necessário deslocamentos desnecessários de veículos, contribuindo assim com uma baixa emissão de gás carbônico na atmosfera.

Implementação

Atores

BlueLand

Institucional/Privada

Governança

A idealização da iniciativa foi da empreendedora Sarah Paiji que, durante a sua maternidade, passou a compreender os impactos negativos causados ao meio ambiente e saúde humana por uma economia centrada no uso excessivo de plástico. Para viabilizar o seu projeto, fez contatos com diversos investidores, encontrou afinidade com uma Venture Capital (empresa de investimento) chamada Lauch, do próprio EUA. A parceria entre ambas ocorreu, tornando-se viável assim o início da operação pela empresa que nascia naquele momento. Foi necessário um investimento de 3 milhões de dólares e a entrada de novos fundos de investimento como a Global Founder Capital, Comcast Venture, Cross Culture Ventures e BAM Ventures, para continuar o esforço inicial em ações de marketing, desenvolvimento e venda dos produtos. Foi fundamental neste processo a escolha de Sarah pela equipe de designers de produto, os quais auxiliaram a empreendedora a criar uma nova linha de produtos para o varejo. A responsabilidade pelas empresas parceiras Lauch, Global Founder Capital, Comcast Venture, Cross Culture Ventures e BAM Ventures é apenas de investimento, ou seja, injetam recursos financeiros para que a Blueland possa funcionar.

Público-alvo

Os consumidores possuem a possibilidade de adquirir produtos de higiene e limpeza alinhados aos princípios de sustentabilidade. Consomem um produto que não está gerando resíduos ao meio ambiente, já que a embalagem é reutilizável e o produto em si não é agressivo à natureza.