Artigo Estudos de Caso

Ciclotáxis no Centro Histórico da Cidade do México

Metodologia

Mobilidade

Ciclotáxis

México

Cidade do México ()

Metodologia

A viabilização dos ciclotáxis ocorreu através de manifestação do governo municipal na encomenda de 132 veículos em licitação promovida na qual venceu a empresa Bimex. Segundo dados da revista El Pasajero, de 14 de março de 2013, o custo unitário de cada veículo saiu a 7 mil dólares. A permissão de uso dos ciclotáxis é dada a motoristas interessados desde que façam parte de uma cooperativa, sob o custo de 5 dólares diários pelo direito de usar os veículos. A operação dos ciclotáxis é de responsabilidade da Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal. Os motoristas interessados passam por um curso de treinamento que lhes compete não apenas o conhecimento sobre como operar os veículos e em que circunstâncias e zonas, mas também qualificação técnica para lidar com o público em geral, atuando como guias turísticos.

Implementação

Atores

Secretaria de Movilidad

Governamental (de cima para baixo)

Governança

A iniciativa é da Secretaria de Mobilidade Urbana que, em parceria público-privada, disponibiliza os veículos. Por sua vez, esses veículos são operados por motoristas credenciados, que ganham a licença pela utilização e um percentual de reembolso nos lucros.

Público-alvo

O público atingido é formado em sua maioria por turistas, mas também por frequentadores do Centro Histórico.

Elementos de Replicabilidade

A implantação dos ciclotáxis não implica requisitos complexos de adaptação específicos, visto que podem ser inclusos em quaisquer lugares - desde cidades pequenas (o que lhes tornam ainda mais recomendáveis), como cidades médias e grandes.

É importante, no entanto, considerar condições de relevo e topografia, pois mesmos os ciclotáxis elétricos provavelmente não teriam força o suficiente para operar em regiões acidentadas - sobretudo transportando passageiros, o que torna a viagem mais "pesada".

É fundamental avaliar as condições socioeconômicas da região que se pretende implantar a solução com o objetivo de verificar a viabilidade financeira da operação desse meio de transporte. Ou seja: há público consumidor equivalente para tal?