Estudos
Ciclovias geradoras de energia elétrica instaladas em Curitiba
Energia
Ciclovias geradoras de energia elétrica
Brasil
Paraná(PR)
Metodologia
A implantação da tecnologia de pisos geradores de energia elétrica em ciclovias é de escala urbana, isso quer dizer que há a necessidade do envolvimento de gestores públicos no processo, seja direta ou indiretamente essa participação. No caso de Curitiba, a tecnologia foi apresentada pela empresa japonesa Soundpower Corporation à Prefeitura da cidade por articulação da Agência Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e do Ministério da Indústria japonês, sem custos financeiros quanto aos produtos, onde a parceria foi fechada. A partir do acordo entre os parceiros e do entendimento específico da solução, foi preciso ter um diagnóstico da área de implementação com dados de fluxo de pedestres e veículos de mobilidade, a fim de se obter dados suficientes para a gestão do projeto e para a articulação da implementação da tecnologia. Fluxo do processo: 1º Conhecer a solução de tecnologia geradora de energia elétrica; 2º Fazer parcerias público/privado ou totalmente para viabilizar o projeto; 3º Levantar dados diagnósticos da área de implementação; 4º Elaborar o projeto de Ciclovias geradoras de energia elétrica para a implementação; 5º Construir as Ciclovias geradoras de energia, conforme os projetos; 6º Elaborar um plano de ação para a informar a população sobre os pontos positivos do projeto; 7º Acompanhar e fiscalizar os usos e a conservação das Ciclovias geradoras de energia elétrica; 8º Levantar dados que ajudarão na definição de planos de prevenção e remediação; 9º Elaborar documentos do processo de implementação com análises e resultados; 10º Divulgar resultados para a população.
Implementação
Atores
Prefeitura de Curitiba
Governamental (de cima para baixo)
Ministério da Indústria japonês
Governamental (de cima para baixo)
Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA)
Governamental (de cima para baixo)
Empresa Soundpower Corporation
Institucional/Privada
Governança
Em Curitiba, o projeto de implementação de Ciclovias geradoras de energia foi viabilizado graças à parceria público/privado entre a empresa detentora da tecnologia, Soundpower Corporation e a Prefeitura de Curitiba, por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e do Ministério da Indústria japonês. A JICA e o Ministério japonês articularam a comunicação entre as duas partes e financiaram a implementação. A empresa japonesa forneceu a tecnologia, orientou e capacitou o grupo de brasileiros envolvidos no processo. A prefeitura de Curitiba identificou a área que seria viável para implantação do projeto, fez o diagnóstico e outros levantamentos técnicos necessários. A implantação do projeto aconteceu no Centro Cívico na cidade e é acompanhada pela prefeitura, que coleta dados de usos, conservação e impactos para serem levados em consideração em ações futuras de gestão.
Público-alvo
População do Centro Cívico de Curitiba e do entorno imediato.
Elementos de Replicabilidade
Novas implantações do Projeto de Ciclovias geradoras de energias elétrica são aplicáveis a partir do diagnóstico de viabilidade de área e impactos.
A implantação no Centro Cívico de Curitiba foi financiada pelo governo japonês, mas a prefeitura tem o projeto de execução, o que permite a replicabilidade do projeto com adaptação à novas áreas e financiado por novas parceria ou com capital totalmente público.
É preciso expandir a adesão à locomoção em bicicletas ou por caminhadas motivadas pela eficiência do transporte e pelo melhoramento do ambiente urbano.
A conscientização sobre a segurança e confiabilidade no transporte não motorizado deve ser usada como fator chave no convencimento sobre a solução.
Compartilhe: