Artigo Estudos de Caso

Ciclovias geradoras de energia elétrica instaladas em Curitiba

Metodologia

Energia

Ciclovias geradoras de energia elétrica

Brasil

Paraná(PR)

Resultados e Impactos

A implementação do Projeto no Centro Cívico da cidade está em fase teste. A prefeitura de Curitiba estuda a possibilidade implementação em outras áreas da cidade. Na fase atual de teste percebe-se uma adesão pela população às Ciclovias geradoras de energia seja pela novidade e/ou seja pela intenção de mudanças no comportamento pessoal de relações sociais. Quanto aos impactos: A novidade atrai a população e populariza o uso das ciclovias. As Ciclovias geradoras de energia elétrica produzem o suficiente para iluminar as sinalizações em pontos críticos para evitar acidentes nos cruzamentos; Padrões de comportamento são impactados com a novidade que cria uma mudança na escala urbana; A necessidade de arborização aumenta nas proximidades das Ciclovias implementadas; A implementação envolve custos que são variados e que depende de aprovação do governo local.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

As ciclovias geradoras de energia não produzem energia o suficiente para o armazenamento e uso em outras necessidades; A solução apresenta resultados positivos quanto à geração de energia elétrica, mas apenas o suficiente para iluminar a sinalização da ciclovia.

Fatores de Risco

Caso não aconteça uma adesão a esse modal de transporte os resultados energéticos poderão ser comprometidos (quanto à produção de energia) e nos resultados sociais (o não aumento de novos adeptos de mobilidade urbana sustentável), além impactar o orçamento público casa não haja um plano de gestão eficaz. Não há certezas quanto a replicabilidade do Projeto (o projeto está em fase de teste); A solução traz novidades baseadas em técnicas japonesa, o que pode gerar a necessidades de ajustes na execução.

Lições aprendidas

Novas soluções limpas estão sendo criadas e implantadas cada vez mais. As relações entre governos em articulações de políticas sociais, tecnológicas e comerciais difundem novos produtos, tecnologias e métodos entre países, com parcerias e financiamentos. As características de sustentabilidade de uma cidade a torna convidativa para implantação de projetos com energia limpa, como é o caso da cidade de Curitiba, que é referência em mobilidade urbana e sustentabilidade, o que a tornou visível no cenário internacional para ser escolhida pelo Governo japonês. Soluções com as Ciclovias geradoras de energia em escala urbana, criam mudanças nos padrões sociais. O uso do espaço de implantação do projeto tem um aumento significativo, o que significa mais pessoas na rua, aumentando a segurança do local. A produção de energia elétrica precisa da participação da população, assim a conscientização e educação são elementos importantes para catalizar o projeto.