Artigo Estudos de Caso

Dia sem carro em Bogotá

Metodologia

Mobilidade

Dia sem automóvel

Colômbia

Cundinamarca()

Resultados e Impactos

O grupo de saúde pública, educação e profissionalização da faculdade de medicina instalou dois observatórios de qualidade do ar, com o intuito de realizar seguimentos aos níveis de contaminação, especialmente de material particulado durante a jornada. Em 2015, foi realizado um estudo comparativo em relação o ano 2014, o qual apresentou uma redução do PM10 em 37% e do PM2,5 em 45%. Para alcançar estes resultados favoráveis, também foram implementadas tecnologias limpas (veículos híbridos) no sistema de transporte auxiliar, reduzindo em 30% a emissão de dióxido de carbono quando comparado com o veículo diesel de última geração, além da restrição no horário de circulação do transporte público. Os níveis de ruído também sofreram uma diminuição. Contudo, em 2018, foram realizadas medições de um dia de trânsito normal (31 de janeiro de 2018) e o dia da implementação da política (1º de fevereiro de 2018), ambos dias entre às 04h e 20h. Os resultados do estudo realizado pela universidade de Los Andes apresentaram, para ambos os dias, que a qualidade do ar é prejudicial nos dois pontos de monitoramento nas horas da manhã devido ao contaminante material particulado 2,5 (PM 2,5), como pode ser observado na figura 3. Segundo o estudo, o comportamento durante o dia sem carro foi muito parecido aos dias “normais”. No entanto, durante o dia sem carro foram evidenciados maiores picos de concentração de material particulado, devido ao aumento de ônibus, micro-ônibus e articulados, que funcionam com o combustível diesel. Em 2019, 1.700.000 carros e 480.000 motos deixaram de circular pelas ruas da cidade.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Esta medida foi realizada com o intuito de melhorar os níveis de poluição principalmente de material particulado (PM) no ar. No entanto, os veículos que mais contaminam são aqueles que usam combustível diesel, e são os que mais circulam durante esse dia. Isto seria um fator de fracasso muito forte se ações neste sentido não forem implementadas.

Fatores de Risco

No caso da implementação de um dia sem automóvel, é importante contar com a colaboração e compromisso da população. Mesmo aplicando multa àqueles que desrespeitam as regras, o dinheiro arrecadado não elimina a poluição causada por aqueles que usaram seus carros. Além disso, é importante verificar também se faz sentido implementar esta política, uma vez que os transportes públicos aumentam de quantidade e, consequentemente, aumentando também a emissão.

Lições aprendidas

É muito importante tanto para saúde pública quanto para o meio ambiente a participação do transporte público. Este tipo de projeto ou políticas deixam em evidência a necessidade do uso de combustíveis mais limpos como o etanol e o biodiesel ou mesmo veículos elétricos e também aqueles movidos por células de hidrogênio.