Artigo Estudos de Caso

Fazenda Urbana no Cajuru - Curitiba

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Agricultura urbana

Brasil

Paraná(PR)

No bairro do Cajuru, na cidade de Curitiba, foi criada a primeira Fazenda Urbana do Brasil, segundo a Prefeitura Municipal de Curitiba (2019). A obra fica dentro de um espaço de 4.435 m², ao lado do Mercado Regional do Cajuru. Foi feita com canteiros simétricos, inclusive alguns com estruturas suspensas para que cadeirantes possam participar do plantio. A fazenda oferece hortas comunitárias, composteiras, estufas de mudas, caixas de abelha nativas sem ferrão, espaços para a criação de pequenos animais como galinha e coelho, restaurante escola, banco de alimentos, canteiros de plantas alimentícias não convencionais (PANC) e muitos canteiros serão feitos com material reciclado como garrafas pet, telhas, pedaços de madeira e pallets. O espaço terá estrutura para a geração de energia eólica e solar, além da coleta e aproveitamento da água da chuva para irrigação. Farão parte da fazenda mais de 60 projetos de agricultura orgânica, com a plantação de legumes, verduras, frutas, temperos, chás, sendo sempre cultivos de ciclo curto. O local tem capacidade para receber de 50 a 60 pessoas por dia, que podem participar de várias atividades. Serão praticadas na fazenda técnicas de plantio sustentável como cultivo protegido, plantio elevado, sistema de aquaponia e cultivo hidropônico.

Custo para Implementação

De um a cinco milhões de reais

A estimativa de investimentos na estruturação da fazenda urbana é de R$ 3 milhões, com recursos do Fundo de Abastecimento Alimentar do município.

Desafios

  • A criação da Fazenda Urbana ocupou um espaço de terra abandonado e está gerando alimento para os moradores do bairro e arredores.

Motivação

O projeto surgiu com o objetivo de incentivar o cultivo em espaços urbanos, divulgar as práticas e técnicas da agricultura urbana, capacitar as pessoas para a produção do próprio alimento fora das áreas rurais, em suas casas ou em vazios urbanos, para que as pessoas conheçam o caminho que percorre a produção de um alimento e possa despertar a consciência para o não desperdício.

Contexto

O bairro Cajuru faz parte da cidade de Curitiba, é habitado por uma população de classe média. O bairro possui uma infraestrutura completa incluindo escolas públicas e privadas, hospitais, agências bancárias e comércio. A região também dispõe de dois parques para lazer, com canchas, equipamentos de ginástica, mesas de jogos, pistas de skate e patinação, campos de futebol e beisebol.