Artigo Estudos de Caso

O MagLev Cobra é um protótipo de um um veículo urbano de levitação magnética com articulações múltiplas, que permite efetuar curvas de 50 metros, vencer aclives de até 15% e operar em vias elevadas ou ao nível do solo a uma velocidade aproximada de 70 km/h. Sua composição modular, contando com articulações múltiplas (tipo anéis, à semelhança de um ofídio), além de permitir sua inscrição em curvas "fechadas", possibilita aumentar seu comprimento adicionando ou removendo os "anéis". A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o instituto Leibiniz (IFW), da Alemanha, comprovou a aplicação desta tecnologia através de modelos funcionais em escala reduzida. Após inúmeras demonstrações públicas da tecnologia através dos modelos em escala, ao Lasup/Coppe/UFRJ com apoio da FAPERJ e do BNDES construiu a primeira versão deste veículo em escala real. A construção desse protótipo funcional em uma pista de 223 m para testes em escala real tem como objetivos medir: - a confiabilidade da tecnologia LSC; - o consumo energético; - o comportamento do veículo; - a maneabilidade; - a segurança e o conforto dos passageiros. O protótipo em escala real já em funcionamento no Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi desenvolvido pelo Lasup, do Departamento de Energia Elétrica da Coppe/UFRJ.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Financiamento da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ Financiamento do BNDES através do Funtec.

Desafios

Contexto

Em primeiro lugar, o MagLev Cobra assume as características de um tipo de solução que se adapta à áreas urbanas em função de sua baixa velocidade em comparação com sistemas que utilizam outros tipos de levitação magnética. Para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, estima-se que mais de 200 linhas potenciais poderão ser criadas, oferecendo mais um sistema de escoamento de fluxo e reduzindo dramaticamente os problemas de falta de conexão entre os diferentes modais atualmente disponíveis. O Sistema MagLev Cobra, pode permitir, por exemplo, a integração entre as Barcas - que fazem a ligação Rio-Niterói - e a Rodoviária, o Metrô e os aeroportos, além da conexão do Metrô previsto para o município de São Gonçalo e o Metrô do Rio através da Ponte Rio-Niterói, entre outras conexões fundamentais para o crescimento econômico e aumento da qualidade de vida na região.