Artigo Estudos de Caso

Metodologia

A implementação do MagLev Cobra funciona através de quatro etapas: 1 - Protótipo funcional em escala real na UFRJ Linha experimental de 223m, permitindo dominar os elementos-chave do processo de produção e operação do sistema. 2 - Expansão da linha de testes após testado com sucesso e aperfeiçoado, será criada uma linha operacional efetiva, de 4,5km, ligando importantes pontos da Cidade Universitária. 3 - Expansão da Linha Universitária para Conexão dos Aeroportos Expansão da linha de 4,5 km para conexão dos aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont, com extensão prevista para conexão com o Metrô da Cinelândia. Esta será uma obra de 25km que pode ser concluída em curto prazo, solucionando problemas de infraestrutura. 4 - Difusão e aproveitamento da tecnologia de transporte por levitação supercondutora na solução do transporte urbano.

Implementação

Atores

Laboratório de Aplicação de Supercondutores do DEE – Lasup, do Departamento de Energia Elétrica da Coppe/UFRJ

Outro

BNDES

Institucional/Privada

FAPERJ

Institucional/Privada

Instituto Nacional de Tecnologia

Institucional/Privada

Governança

O responsável projeto Maglev-Cobra é o Laboratório de Aplicação de Supercondutores - LASUP, ligado ao Departamento de Energia Elétrica da Coppe/UFRJ, que desde 1987 desenvolve pesquisas sobre supercondutores. Como base de apoio, o desenvolvimento deste novo veículo de transporte conta com a própria Coppe/UFRJ - Insituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ - responsável por promover e coordenar atividades de pós-graduação nas diversas áreas da engenharia. Além da coordenação e do apoio técnico-institucional e científico dessas organizações, o projeto conta com apoio financeiro do Funtec/BNDES e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - Faperj. O protótipo foi desenvolvido pelas empresas nacionais: Instituto Nacional de Tecnologia – INT, Ergon Projetos de Ergonomia e Design Ltda. e Portifolium Sistemas, Design e Produções Audiovisuais Ltda. Coube a essas empresas encontrarem alternativas para otimizar o aproveitamento dos espaços internos do veículo de modo a permitir a flexibilidade dos anéis para que estes possam se inscrever em curvas de até 30m de raio, garantindo uma das principais características dessa tecnologia.

Público-alvo

- Comunidade científica - Atores governamentais

Elementos de Replicabilidade

O Sistema MagLev Cobra está rapidamente se aproximando de sua maturidade após a instalação da linha experimental atualmente em funcionamento na UFRJ. Isso significa que em pouco tempo poderá estar disponível para aplicação comercial. Como uma das condições para sua replicabilidade é necessário considerar que os valores para aquisição de um veículo deste porte não é algo simples e envolve uma pesquisa de mercado inicial que visa determinar seu preço final em função de aspectos indiretos envolvidos como: - definição do traçado - estudo do terreno - estimativa do número de passageiros atendidos - projeção do número de viagens efetuadas - estimativa do tempo de implantação - cálculo do tempo médio de viagem estimado - levantamento dos aspectos indiretos de obras civis (túneis, pontes, viadutos, passarelas, desapropriações, demolições, etc) - diagnóstico de impacto social - diagnóstico de impacto ambiental