Artigo Estudos de Caso

Resultados e Impactos

Como se trata de um protótipo, os resultados esperados na forma de benefícios são: 1. quebra do antigo paradigma dos transportes, o tradicional sistema de simples aderência (atrito roda-trilho e pneu-asfalto) comprovando o sucesso da pesquisa aplicada da tecnologia LSC para inovação dos transportes urbanos; 2. redução dos custos com investimentos públicos em transportes; 3. racionalização energética do transporte público com menores emissões gasosas; 4. menor ruído durante o deslocamento; 5. desenvolvimento de novas aplicações na engenharia civil e na arquitetura, criando e montando novas estruturas que vão suportar veículos de menor peso, face às superestruturas que são necessárias aos meios de transportes convencionais; 6. desenvolvimento da indústria nacional de alta tecnologia voltada para engenharia veicular, a exemplo do que ocorreu na capacitação da cadeia de fornecedores da Embraer; 7. possibilidade de expansão da tecnologia supercondutora em outros campos: transporte de cargas, diversão (montanha-russa), elevadores, substituição de mancais etc.; e 8. tecnologia passível de ser exportada. 9. A reduzida emissão de CO2, que decorre da combinação de três aspectos particulares: i) meno peso do veículo em relação ao volume de passageiros transportados, baixo consumo de energia elétrica, que é utilizada somente para movimentar o veículo, que desliza sem a resistência do atrito com o a superfície de rolamento, a energia necessária para levitar provém da fonte abundante e não poluente, que é o nitrogênio líquido, resfriado a -196ºC.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Resistência por parte de gestores em contextos onde as estância decisórias ainda são bastante influenciadas pelo paradigma rodoviarista.

Fatores de Risco

Por ser um sistema inovador, com tecnologia pioneira pode encontrar dificuldades de devido a reduzida quantidade no mercado doméstico de fornecedores de serviços e de componentes críticos que promovem a levitação (criostatos, cerâmicas supercondutoras e superimãs). Apenas recentemente, com a cosntrução do primeiro protótipo em escala real, foi possível garantir o Maglev por levitação magnética por supercondutores (LSC) como um solução urbana factível. Com isso ainda há um reconhecido grau de incerteza em relação a sua viabilidade em escala operacional, apesar dos avanços técnicos e científicos.

Lições aprendidas

As técnicas de levitação magnética, devido à intensidade da força que produzem, podem ser empregadas em sistema de transporte de alta e média velocidade. A adoção do Maglev como uma alternativa de transporte coletivo pode representar a ruptura com modelos exageradamente custosos devido os altos valores envolvidos nas obras civis das superestruturas de trens de alta velocidade (TAV) e metrôs, que, ao exigirem traçados retilíneos, necessitam de túneis e viadutos. A infra-estrutura representa 70% do custo de implantação, por isso o Maglev é mais econômico do que os outros tipos de transporte. A instalação do trem de levitação pode custar o equivalente a um terço do valor de um metrô subterrâneo. Enquanto os metrôs custam R$ 100 milhões/km, o Maglev Cobra pode custar R$ 33 milhões/km. O Maglev-Cobra é uma solução tecnicamente correta, tendo em vista que a levitação magnética supercondutora é mais vantajosa que o método eletromagnético e eletrodinâmico. O Maglev-Cobra pode ser uma solução política e economicamente estratégica, uma vez que está calcada em tecnologia nacional com oportunidades para crescimento industrial e científico.