Artigo Estudos de Caso

Mapocho Pedaleable - Santiago - Chile

Metodologia

Mobilidade

Reabilitação de espaço residual como infraestrutura de circulação

Chile

Santiago()

Resultados e Impactos

- Benefícios relacionados à conversão de viagens motorizadas de curta duração em viagens em bicicleta ou a pé, contribuindo decisivamente também para a redução de impactos ambientais. - Maior integração entre os espaços da cidade; aumento do leque de alternativas de deslocamento saudável, sustentável e de baixo custo. - Recuperação do valor público de áreas negligenciadas, embora emblemáticas em contexto geográfico específico, gerando maior ocupação do espaço público e tornando-o um ativo da cidade, considerando que a recuperação do rio carrega uma dimensão simbólica e política que vai muito além da transformação física do espaço (GOZÁLES, 2018); - Economia no tempo de deslocamento: projeto permitirá que ciclistas e pedestres contornem algumas das áreas mais congestionadas e complexas de Santiago em dias de trabalho, cortando o trajeto de algumas partes da cidade pela metade - a nova ciclovia e o caminho dos pedestres também podem se tornar parte da imagem global de Santiago, transformando-se em um ativo turístico importante.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Resistência de burocratas do governo.

Fatores de Risco

Risco de não implantação em função de mudanças políticas, falta de recursos para as intervenções permanentes e para manutenção do mobiliário instalado.

Lições aprendidas

Através de mobilização cidadã progressiva é possível mobilizar a comunidade e convencer o poder público da viabilidade de projetos que, à primeira vista, são inviáveis do ponto de vista técnico, econômico, social e político. A experiência revela também que organizações da sociedade civil podem estar conectadas não apenas a ações reativas em relação à política, mas também a movimentos proativos e práticos.