Estudos
Parada de ônibus em bambu na Universidade de Brasília - Brasil
Ambiente Construído
Sistemas Construtivos em Bambu
Brasil
Distrito Federal(DF)
O estudo de caso consiste no protótipo de um Diretório de Ônibus construído em BaLC (Bambu Laminado Colado) e madeira de reflorestamento (eucalipto), cujo projeto e fabricação foram realizados pelo laboratório de pesquisa do CPAB/UnB (Centro de Pesquisa e Aplicação de Bambu da Universidade de Brasília) e parceiros relacionados. O Diretório possui um projeto de arquitetura diferenciado, elaborado pelos professores de Arquitetura e Urbanismo envolvidos na pesquisa, e que tem objetivo de trazer agradabilidade estética, ergonomia e proteção contra as intempéries. Foi também instalado na parada de ônibus um nicho destinado à função de biblioteca popular, abrigando livros doados para utilização de qualquer usuário da parada de ônibus. Devido ao caráter de pesquisa da solução, o local de implantação do Diretório de Ônibus em BaLC foi escolhido priorizando um contexto social controlável e um ambiente altamente exposto ao sol e ao vento. Dessa maneira, a localização escolhida para implantação do protótipo foi nas proximidades da Casa do Estudante Universitário (CEU) da Universidade de Brasília, próximo a uma parada de ônibus improvisada pré-existente.
Custo para Implementação
Informação não disponível
O projeto foi publicamente financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), por meio do Edital de Demanda Espontânea (03/2015), recebendo total de R$100.000,00.
Desafios
-
A utilização do bambu como material construtivo evita a utilização de materiais cuja extração e produção emitem gases de efeito estufa; além disso, o bambu realiza sequestro de carbono da atmosfera.
Contexto
A Universidade de Brasília está inserida no contexto de bioma de Cerrado, possuindo dois períodos de chuva e seca bastante marcados. O clima é predominantemente seco e quente, fazendo frio durante a noite devido à baixa umidade. A Casa do Estudante Universitário se localiza dentro do Campus Darcy Ribeiro da UnB, próxima ao Lago Paranoá e ao Centro Olímpico, e tem como função abrigar estudantes de graduação de baixa renda e/ou abraçados pela assistência estudantil, que não possuem possibilidade de moradia em outro local da cidade. Devido à proximidade ao Lago Paranoá, o local se torna especialmente frio à noite em relação a outras áreas da cidade.
Compartilhe: