Estudos
Parada de ônibus em bambu na Universidade de Brasília - Brasil
Ambiente Construído
Sistemas Construtivos em Bambu
Brasil
Distrito Federal(DF)
Metodologia
A implantação do Diretório de Ônibus foi possibilitada seguindo os seguintes passos: 1. Participação do Edital 03/2015 do Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal para financiamento; 2. Realização do projeto arquitetônico e de design da proposta de Diretório de Ônibus; 3. Estabelecimento de diretrizes para aquisição dos colmos (caules) de bambu. É importante estabelecer a quantificação de ripas que poderão ser realizadas por colmo, a ser definida pela seção do caule; 4. Produção das ripas a partir dos colmos de bambu adquiridos; 5. Fabricação do laminado de bambu; 6. Realização de ensaios de cola e caracterização física com o laminado de bambu produzido; 7. Elaboração de moldes, mock-ups e maquetes físicas e eletrônicas da proposta do Diretório de Ônibus; 8. Escolha do local de implantação do Diretório, considerando variáveis sociais e ambientais favoráveis à pesquisa; 9. Implantação do Diretório de Ônibus no local escolhido. Após implantado, o Diretório de Ônibus passou por algumas avaliações, sendo estas: 1. Avaliação de Desempenho Construtivo realizada por meio de três visitas de monitoramento in loco (com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda visita e intervalo de quatro meses entre a segunda e a terceira visita). O acompanhamento foi propositalmente realizado durante o período chuvoso de Brasília (Outubro a Abril), a fim de observar como o material reagiria à umidade; 2. Questionário de Avaliação de Pós-Ocupação aplicado sobre 62 usuários do Diretório de Ônibus; 3. Análise estatística dos resultados.
Implementação
Atores
Laboratório de Produtos Florestais do Serviço Florestal Brasileiro (LPF/SFB)
Governamental (de cima para baixo)
Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap/DF)
Governamental (de cima para baixo)
Centro de Pesquisa e Aplicação de Bambu e Fibras Naturais (CPAB/UnB)
Outro
Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF)
Governamental (de cima para baixo)
Governança
O projeto foi uma iniciativa do Centro de Pesquisa e Aplicação de Bambu e Fibras da Universidade de Brasília (CPAB/UnB), envolvendo professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação em todo o processo de planejamento e execução; a incorporação de tantas pessoas da comunidade universitária na pesquisa foi possibilitada pelo financiamento público da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). Além disso, o projeto obteve auxílio técnico de consultoria do Laboratório de Produtos Florestais do Serviço Florestal Brasileiro (LPF/SFB) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap/DF).
Público-alvo
O público atingido pela implantação do Diretório de Ônibus em BaLC foi a comunidade universitária da UnB, principalmente estudantes de graduação moradores da Casa do Estudante Universitário (CEU) - configurando uma faixa considerável de usuários de baixa renda -, estudantes do curso de Educação Física (devido à proximidade do Centro Olímpico) e funcionários (servidores e terceirizados) que trabalham tanto na CEU quanto no Centro Olímpico. Do público atingido entrevistado alguns meses após a implantação do Diretório de Ônibus, 95,2% eram estudantes e 4,8% eram funcionários.
Elementos de Replicabilidade
Disponibilidade do material (bambu) no contexto de replicação da solução.
Em regiões de alta umidade, é necessário alto tratamento e monitoramento em relação à proteção da estrutura contra a ação da água.
Conhecimento técnico para a seleção dos colmos de bambu adequados a serem utilizados na fabricação do mobiliário.
Possibilidade de realização de ensaios de resistência do material e dos elementos estruturais.
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