Estudos
Parada de ônibus em bambu na Universidade de Brasília - Brasil
Ambiente Construído
Sistemas Construtivos em Bambu
Brasil
Distrito Federal(DF)
Resultados e Impactos
Os resultados obtidos a partir da Avaliação de Pós-Ocupação apontaram impactos em relação a aspectos ergonômicos, aspectos de conforto climático e à ambiência. Em relação aos aspectos ergonômicos, o Diretório foi considerado como ótimo em relação ao conforto de se sentar, porém regular em relação ao tamanho e capacidade de abrigo de pessoas em horários de pico; a existência do nicho de livros foi considerada vantajosa, tanto pelo cumprimento de sua função original quanto por ser utilizada de outras maneiras, como, por exemplo, apoio de bolsas e mochilas (assim, evitando colocá-las no chão ou no espaço de assento de outro usuário). Em relação aos aspectos de conforto climático, o Diretório foi considerado com desempenho bom durante o período de calor, porém regular durante o período de frio; o desempenho durante o período chuvoso foi considerado regular, devido ao formato do Diretório (que não proporcionava grande proteção contra a chuva). Em relação à ambiência, o projeto arquitetônico do Diretório teve boa recepção dos usuários - segundo a avaliação, 71% dos usuários se identificaram com a arquitetura da parada de ônibus. Os resultados obtidos a partir da Avaliação de Desempenho Construtivo apontaram impactos visíveis nos materiais e na estrutura do Diretório de Ônibus ao longo de cinco meses. Foi possível observar manchas escuras no banco e na placa de bambu laminado, provenientes da ação de fungos devido à infiltração de água; na base de concreto, foram observadas algumas trincas devido ao impacto e exposição da ferragem, devido à ação da água acumulada durante as chuvas (a inclinação era insuficiente para escoamento das águas pluviais). Sobre as vigas de bambu e os nichos para livros, foi possível observar desbotamento do verniz e fissuras nas linhas de cola.
Fatores de Sucesso
Sociais
Ambientais
Econômicos
Fatores de Fracasso
Os fatores de fracasso observados foram relativos ao local de implantação e à funcionalidade do formato do Diretório. O fato do Diretório de Ônibus ter sido implantado relativamente próximo a uma parada de ônibus improvisada pré-existente causou confusão nos usuários e nos motoristas dos ônibus. Dessa maneira, o Diretório de Ônibus ficava distante de onde o ônibus parava. Além disso, o Diretório foi considerado difícil de ver e um pouco inseguro, por ter sido implantado em frente a um bambuzal e sem visibilidade para o que acontecia atrás dele. Apesar dos fatores de fracasso relativos à implantação, o local de implantação do Diretório de Ônibus foi proposital, devido à exposição ao sol e ao vento (variável que era prioridade da pesquisa para fins de avaliação do desempenho do material) e para observar a interação entre a nova parada de ônibus e a parada de ônibus improvisada pré-existente. O fator de fracasso relacionado à funcionalidade do formato do Diretório de Ônibus consiste na baixa proteção à chuva, principalmente em períodos de chuvas fortes.
Fatores de Risco
Os fatores de risco observados são relacionados ao desempenho estrutural do material. Caso não haja monitoramento e manutenção, o bambu pode se deteriorar ao longo do tempo com a ação da umidade - havendo a necessidade de realizar um tratamento adequado de proteção da superfície dos elementos estruturais à água e garantir o escoamento adequado das águas pluviais, de maneira a não evitar infiltrações na estrutura.
Lições aprendidas
A experiência de pesquisa, projeto, construção e implantação do Diretório de Ônibus em BaLC mostrou como o bambu é uma alternativa altamente viável e adequada de material para a construção de mobiliário urbano no contexto das cidades brasileiras, devido ao seu alto desempenho térmico no calor e à praticidade e economicidade de todo o processo de manuseio e construção (sem necessitar de mão-de-obra altamente especializada e de maquinário muito específico, além de ser um material de alta disponibilidade no território brasileiro).
Compartilhe: