Estudos
Parque das Pedreiras - Curitiba - Brasil
Soluções Baseadas na Natureza (NBS)
Transformação de áreas de mineração desativadas e abandonadas em Parques Urbanos
Brasil
Paraná(PR)
Metodologia
Para que um parque seja criado em uma antiga área de mineração e de atividade industrial, é preciso verificar o histórico da empresa mineradora, principalmente ao que se refere ao seu fechamento. No caso do Parque das Pedreiras, e possivelmente de todos os espaços que surgiram em áreas de antigas mineradoras no Brasil, o fechamento com planejamento de economia futura no local e o destino da infraestrutura abandonada não entraram nos planos das empresas exploradoras. Para a implantação do Parque das Pedreiras considerou-se então o espaço onde havia a Pedreira João Gava como um lugar abandonado e sem planejamento de fechamento. Assim, entende-se o processo de criação do parque da seguinte forma: - Fechamento da Pedreira João Gava, cuja atividade era de exploração de pedras da região; - Análise da legislação brasileira quanto ao fechamento de minas, quanto ao meio ambiente e quanto à destinação de áreas para parques; - Diagnóstico da área de da infraestrutura implantada e abandonada, no que se refere à criação de parques de interesse social e turístico; - Definição da área do parque a ser implementado; - Recuperação geotécnica da área com ênfase na destinação para parques; - Desenvolvimento de aspectos ambientais, sustentáveis, cultural, social, turístico e econômico do parque, de valor reconhecido para a nação e sem atividades de caráter predatório para natureza; - Definição de atividades culturais, educacionais, geoturísticas e outras derivadas sem a dependência econômica características de cidades com minas exploradas; - Criação do parque; - Abertura e entrega do Parque para a população.
Implementação
Atores
União
Governamental (de cima para baixo)
Estado do Paraná
Governamental (de cima para baixo)
Prefeitura de Curitiba
Governamental (de cima para baixo)
Escolas e Universidades
Institucional/Privada
Empresas parceiras
Institucional/Privada
Companhias de turismo
Institucional/Privada
Governança
A atividade de exploração mineral é de interesse da União, mas a área geográfica de mineração pertence ao estado. Quando a mina chega ao seu limite de extração, o seu fechamento e abandono da infraestrutura é um fato já esperado. As articulações quanto a criação de parques em antigas áreas de mineração e atividade industrial parte do pressuposto de que já houve o fechamento da mina. Então as decisões devem ser institucionais e legais entre União, estados e municípios, com ênfase em diagnósticos, levantamento, sustentabilidade, licenciamento ambiental, geoturismo, projeto masterplan de parque, atividades econômicas, financiamento e cultura.
Público-alvo
População de Curitiba e turistas
Elementos de Replicabilidade
Os espaços de antigas áreas de mineração e de atividade industrial apresentam diferentes possibilidades de uso futuro, tais como empreendimentos residenciais, culturais, comerciais, esportivos e outros. A finalidade do uso depende das características da área, de sua localização e sobretudo das necessidades da comunidade e da região. A partir das análises e diagnósticos da área, de consultas à população e de debates em nível político e de gestão, é possível definir o tipo de empreendimento a ser implementado. O plano de uso e o projeto para o espaço devem guiar as ações de implementação e, independente do tipo de empreendimento, devem conter aspectos sustentáveis, socioeconômico e turístico. Assim, a aceitação do projeto pela população e os resultados futuros positivos são certos e esperados, visto que os fatores de sucesso são superiores aos fatores de fracasso.
Compartilhe: