Artigo Estudos de Caso

Parque das Pedreiras - Curitiba - Brasil

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Transformação de áreas de mineração desativadas e abandonadas em Parques Urbanos

Brasil

Paraná(PR)

Resultados e Impactos

Com a criação do Parque das pedreiras e de um roteiro geoturístico na cidade de Curitiba e entorno, houve uma devolução de áreas de exploração mineral e atividade industrial à população do estado do Paraná. A recuperação das áreas não são de curto prazo, mas o reflorestamento e o desenvolvimento de atividades turística é viável e imediato, com recuperação da estabilidade econômica da região a partir da exploração de outras atividades que antes eram impossibilitadas pela permanência de empresa exploradora de pedreiras. Atualmente o Parque das Pedreira é um importante atrativo turístico da cidade de Curitiba e abriga lagos, cascatas e matas de araucárias. A Ópera de Arame, espaço de arquitetura marcante, com capacidade para 2.400 pessoas, estrutura em aço e revestimento de vidro é um cartão postal da cidade e traz apresentações de grande porte. No espaço do parque há outras atrativos de enfoque cultural, que acontecem no Espaço Cultural, além de um palco ao ar livre que pode comportar grandes apresentações e eventos importantes.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

A apropriação da área da pedreira divide-se em dois tipos potenciais, um negativo e outro positivo. A apropriação negativa abrange o consumo de bebidas alcoólicas, de drogas e banhos no lago. Como a qualidade da água e rochas submersas é desconhecida, o uso para banho não é recomendável. O uso é também inadequado ao se considerar a falta de segurança do lugar: ainda que haja o parque, uma pedreira abandonada acaba sendo local sujeito à degradação ambiental e urbana e, devido à extensão do local, torna-se difícil o monitoramento. ( OLIVEIRA. V, 2015)

Fatores de Risco

O estudo de caso apresenta uma situação em que a área do parque pertencia a uma pedreira e foi abandonada, deixando a degradação como herança. Sem uma política competente para ações de sustentabilidade pertinentes à criação do parque e ao processo de recuperação na área, dificilmente se atingirá um bom resultado. Outro fator crucial é a continuidade do funcionamento do parque como equipamento público que dependerá de uma gestão competente.

Lições aprendidas

As cidades mineradoras no Brasil possuem aspectos semelhantes quanto ao seus históricos de exploração, porém com as suas especificidades de produto e economia. Pouco se discute sobre a mineração no Brasil, que representa 3% do PIB nacional, e isso reflete na legislação sobre o assunto no país, principalmente no que diz respeito ao fechamento de uma mina. Assim, lições são aprendidas e devem ser pontuadas, desde a situação de descobertas de jazidas até o uso futuro do espaço. Podem ser consideradas lições aprendidas: - A importância da participação dos cidadãos sobre as decisões a respeito da atividade de exploração. É preciso difundir as informações de prosperidade econômica e problemas futuros sem o planejamento adequado da implantação de uma mineradora; - O estabelecimento de uma mina deve ser feita mediante um plano de implantação com desenvolvimento local, estudos sobre possíveis impactos ambientais e dimensionamento da área de impacto do empreendimento; - A mina deve ser importante para o conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, possibilitando o acesso de estudantes e pesquisadores, além de fomentar capacitação e educação da região; - Desenvolver atividades paralelas à de exploração mineral para que não haja a dependência econômica da atividade mineradora; - A partir do conhecimento do prazo de exploração, o fechamento da mina deve ser planejado, não apenas quanto a questão econômica mas também quanto ao futuro uso da área de mineração e da infraestrutura implantada; - O desenvolvimento dos aspectos de sustentabilidade, ambiental e econômico é fundamental para que a atividade não seja vista como predatória; - O espaço abandonado por uma mina deve receber um projeto de uso adequado para as suas configurações ambientais e geográficas, como parques, por exemplo.