Artigo Estudos de Caso

Plano Cicloviário de Curitiba

Metodologia

Mobilidade

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

Brasil

Paraná(PR)

Fatores de Sucesso

Sociais

Equidade social e acessibilidade para todos os cidadãos por meio da ampliação dos acessos à e na cidade. Qualidade de vida, saúde e bem-estar por meio do uso da bicicleta como meio de transporte ou lazer.

Ambientais

O uso de bicicleta com meio de transporte contribui diretamente com a redução do uso de carros e consequentemente com a diminuição da emissão de gases de efeito estufa, da emissão de micropartículas e poluição sonora.

Econômicos

A bicicleta é um meio de transporte barato, que exige baixa manutenção, não utiliza combustível e não paga impostos diretos pelo uso.

Fatores de Fracasso

Os fatores de fracasso ainda estão relacionados à falta de manutenção e segurança, o que inibe o uso mais massivo de bicicletas na cidade. O plano tem sido criticado por grupos de ciclistas da cidade que questionam a efetividade do mesmo. Ciclistas, arquitetos e engenheiros acreditam que o plano não trata da mobilidade sustentável e vê as ciclovias apenas como espaço de lazer. Reclamam, ainda, de falta de envolvimento dos ciclistas e entidades afins na elaboração do plano. Segundo estes grupos, o plano não apresenta um estudo de viabilidade econômica que atenda às diretrizes propostas e, desta forma, é possível que não seja implementado na íntegra. Contestam, ainda, o fato de o plano não contemplar algumas vias importantes para a mobilidade por meio da bicicleta, falta de campanhas educativas e de sinalização (Luc, 2019).

Fatores de Risco

Falta de segurança nas vias ainda é um dos principais fatores que inibem o uso da bicicleta na cidade, seja em função de acidentes ou roubo.