Artigo Estudos de Caso

Plano de Mobilidade em Copenhagen, Dinamarca

Metodologia

Mobilidade

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

Dinamarca

Copenhagen()

Trata-se do plano de desenvolvimento do uso da bicicleta na cidade de Copenhagen, capital da Dinamarca, publicado em 2011, com metas estabelecidas até 2025 e que veio para substituir o plano de 2002 – 2012. São dois os focos principais: prioridade e inovação. O plano cria uma infraestrutura em toda a cidade que permite o trânsito volumoso de ciclistas de forma rápida e segura, priorizando este modal em relação aos demais. Com vias e pontes exclusivas para a bicicleta e estrutura de bicicletários, o plano prioriza uma experiência positiva de usar a bicicleta. Considera, ainda, estacionamentos exclusivos para cargo bikes, bicicletas utilizadas para transporte de crianças e compras, uma alternativa ao uso dos carros. As metas para 2025 são: Aumentar para 50% o número de usuários de bicicleta nos trajetos para trabalho e escola; Aumentar para 80% o número de ciclovias com três faixas; Reduzir em 15% o tempo médio de viagem; Aumentar para 90% o número de ciclistas que se sentem seguros; Diminuir em 70% o número de acidentes sérios com bicicleta; Aumentar para 80% o número de ciclistas que consideram as ciclovias adequadas; Aumentar para 80% o número de moradores que acreditam que a bicicleta contribui para o meio ambiente e aumentar para 70% a satisfação dos usuários com os bicicletários (City of Copenhagen, 2017). De uma forma geral, as metas são muito voltadas a atender às necessidades e satisfação dos ciclistas e, desta forma, garantir que cada vez mais cidadãos usem a bicicleta como principal meio de transporte. As metas são mensuradas a cada dois anos e medidas são tomadas para sanar eventuais descumprimentos. Em 2018, o Ministério do Transporte da Dinamarca aprovou um projeto piloto que regulamentou o uso de patinetes elétricos e bicicletas elétricas, que podem andar a 45km/h e utilizar as ciclovias. A iniciativa visa fomentar a micromobilidade e se tornar mais uma alternativa para minimizar o uso de carros.

Custo para Implementação

Mais de cinco milhões de reais

Os investimentos são realizados, anualmente, pela Cidade de Copenhagen, pelo Governo da Dinamarca e por fundações privadas desde 2009. Entre os anos de 2018 e 2019 foram investidos 42 milhões de dólares (The Bicycle Account, 2018).

Desafios

  • A infraestrutura adequada ao uso das bicicletas amplia o acesso do cidadão às mais diversas áreas da cidade.

  • A malha cicloviária contribui diretamente com o aumento do uso de bicicletas como meio de transporte.

  • As bicicletas representam uma alternativa eficaz na redução das emissões de gases de efeito estufa.

  • Malha cicloviária adequada, completa e bem conectada fomenta a intermobilidade.

  • Qualidade das vias e sinalização adequadas contribuem para diminuição dos acidentes e segurança no uso das bicicletas como meio de transporte.

Motivação

Copenhagen tem como estratégia política se tornar a melhor cidade do mundo para os ciclistas. Para isso precisa trabalhar para tornar o ciclismo seguro, rápido e confortável para todos, independente de idade e experiência em pedalar. Para tornar isto possível criaram uma política concreta de desenvolvimento com objetivos claros que é avaliada a cada dois anos.

Contexto

Copenhagen, capital da Dinamarca, possui quase 800.000 habitantes e é mundialmente reconhecida por sua qualidade de vida. Uma união entre economia estável, educação de qualidade e serviços de saúde e segurança fizeram da capital dinamarquesa uma referência. Nos anos 70 a cidade já tinha a bicicleta sendo usada em larga escala com 120.000 viagens nos dias de semana (City of Copenhagen, 2017). As políticas voltadas ao meio ambiente, o transporte público e o foco no uso da bicicleta também tornaram a cidade uma referência mundial em mobilidade urbana sustentável. Em 2018, 49% de todas as viagens no trajeto para o trabalho e para a escola foram realizadas de bicicleta. A meta estabelecida pela cidade é de 50% até 2025. Isto representou 1,55 milhões de quilômetros rodados todos os dias. O transporte público, o ciclismo e o pedestrianismo representam 68% dos deslocamentos diários na capital dinamarquesa (Bicycle Account, 2019). É importante lembrar que o estímulo ao uso da bicicleta está alinhado à meta da cidade de se tornar carbono zero até 2025, estabelecida no seu Plano para o Clima 2025 (CPH 2025 Climate Plan) e na política de saúde de Copenhagen.