Artigo Estudos de Caso

Plano de Mobilidade em Copenhagen, Dinamarca

Metodologia

Mobilidade

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

Dinamarca

Copenhagen()

Metodologia

A política de desenvolvimento de infraestrutura para ciclistas em Copenhagen já tem alguns anos e é continuamente monitorada para identificar as necessidades dos usuários. O ciclismo é considerado um sistema integrado que leva em consideração infraestrutura, manutenção, política e a interação com os usuários. Desde 1995, o ciclismo é monitorado e as informações são documentadas no Bicycle Accounts, uma publicação bianual que aponta o feedback dos usuários em relação à segurança, infraestrutura, mobilidade, investimentos, entre outros itens, e aponta as direções necessárias a serem tomadas pela política de mobilidade. O plano foi estruturado em três pilares: tempo de viagem, senso de segurança e conforto. Em relação ao tempo de viagem, trata-se de criar infraestrutura, sistemas de sinalização e leis que garantam trajetos mais rápidos para quem usa a bicicleta. Isto inclui vias e faixas exclusivas, pontes e mudanças nos códigos de trânsito. Em relação ao senso de segurança, pretende-se atingir um aumento na largura das vias, rotas exclusivas, redesenho das intersecções, sinalização, ações voltadas às escolas e campanhas. Do ponto de vista do conforto, destacam-se o uso de asfalto mais macio nas ciclovias, infraestrutura para estacionamento das bicicletas, vestiários e serviços informativos. Somam-se a isso campanhas que valorizam o estilo de vida dos ciclistas e sua experiência.

Implementação

Atores

The Technical and Environmental Administration

Governamental (de cima para baixo)

The City of Copenhagen

Governamental (de cima para baixo)

Cycling Embassy of Denmark

Multi-Stakeholders

Governo da Dinamarca

Governamental (de cima para baixo)

Governança

O plano estratégico de ciclismo para Copenhagem foi liderado pelo departamento de administração técnica e do meio ambiente (The Technical and Environmental Administration) da cidade de Copenhagen. Contou com apoio e parceria de uma série de instituições que congregam a Cycling Embassy of Denmark. Também teve subsídios do Governo da Dinamarca.

Público-alvo

Toda a comunidade, especialmente os ciclistas.