Artigo Estudos de Caso

Plano de Mobilidade em Copenhagen, Dinamarca

Metodologia

Mobilidade

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

Dinamarca

Copenhagen()

Fatores de Sucesso

Sociais

Os números que representam o uso da bicicleta na cidade contribuem diretamente com a qualidade de vida, saúde e bem-estar dos moradores. Há 30% de redução nas mortes entre adultos que pedalam 30 minutos por dia. 26% das famílias usam o bike cargo para o transporte dos filhos pequenos e a cada 5 pessoas 4 têm bicicletas. 63% das crianças vão a escola de bicicleta ou a pé (The Bicycle Account, 2018).

Ambientais

A iniciativa visa criar uma cidade com melhor qualidade de vida para todos e menor impacto ao meio ambiente e se tornar carbono zero até 2025. Em 2008 37% das pessoas já usavam a bicicleta para ir ao trabalho ou a escola e em 2018 o número já era de 49%. A meta para 2025 é de 50% (The Bicycle Account, 2018). Como parte do plano os 2.500 funcionários do Technical and Environmental Administration passaram a utilizar bicicletas tanto para ir ao trabalho quanto para realizar seus trabalhos e com esta iniciativa a cidade deixou de emitir 177 toneladas de C02 no período de 2009 a 2016 (The Bicycle Account, 2018).

Econômicos

Cerca de 27% dos moradores de Copenhagen dizem que a escolha pela bicicleta como meio de transporte se deve ao baixo custo e ao menor tempo de deslocamento (City of Copenhagen, 2017).

Fatores de Fracasso

Faltam estacionamentos adequados para as bicicletas e 14% dos espaços em bicicletários estão ocupados com bicicletas abandonadas. Todos os anos 15.000 bicicletas abandonadas são coletadas pela prefeitura (The Bicycle Account, 2018).

Fatores de Risco

Apenas 2% dos moradores de Copenhagen têm acesso a bicicletas elétricas, o que facilitaria os deslocamentos mais longos (The Bicycle Account, 2018).