Artigo Estudos de Caso

Programa Reviva

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Coleta e tratamento de resíduos sólidos por cooperativas de catadores de materiais recicláveis

Brasil

São Paulo(SP)

Trata-se da implantação de um novo modelo de negócio através do Programa Reviva para viabilização da prestação de serviços da cooperativa Cooper Viva Bem para a Via Varejo, empresa responsável pelas marcas Ponto Frio e Casas Bahia e que comercializa produtos eletroeletrônicos, mobiliários, dentre outros. A empresa é a maior no setor varejista no Brasil, presente em 20 estados e possui 966 lojas; 749 unidades de Casas Bahia e 217 unidades do Ponto Frio. No Centro de Distribuição (CD) da empresa em Jundiaí, no estado de São Paulo, o maior CD da América Latina, funcionava desde 2008 a central de triagem de resíduos sólidos, alimentadas pelas caixas de papelão, embalagens plásticas, isopor, resíduos eletroeletrônicos e outros gerados no próprio CD e os recuperados nas lojas da empresa na cidade de São Paulo. Tal iniciativa é resultado da estratégia da empresa para tratar internamente os seus resíduos e conseguir realizar a logística reversa dos recicláveis das lojas e aqueles produzidos nas trocas de produtos por cliente e avarias em geral. O investimento em equipamentos e estrutura física da central de triagem foi executado pela própria Via Varejo. A inovação neste modelo foi trazer a cooperativa para tornar-se a gestora do espaço, passando a se beneficiar pela venda dos resíduos trabalhados internamente. Tal cenário foi possível a partir da construção de um novo modelo de negócios, estabelecendo uma parceria diferenciada entre setor privado e organizações de catadores de materiais recicláveis.

Custo para Implementação

De cinquenta a cem mil reais

Desafios

  • É através das cooperativas que a reciclagem ocorre no panorama brasileiro.

Motivação

O pioneirismo da Via Varejo em propor à Cooper Viva Bem a parceria deve-se a alguns fatores de ordem econômica, de cumprimento da legislação e um olhar voltado a uma diretriz de impacto ambiental e social. O custo de manter a central de triagem era alto para Via Varejo e gerir uma central não fazia parte da expertise da empresa. Com a transição, foi gerada uma economia para Via Varejo, uma melhora na gestão da central de triagem pela cooperativa e os ganhos sociais e ambientais advindos de uma parceria desta característica. Tendo em vista o contexto político e o papel das empresas em investir no setor de reciclagem e nos seus atores, como as cooperativas, a Via Varejo optou por uma solução que atendesse satisfatoriamente um leque maior de necessidades.

Contexto

O local em que o estudo de caso está implementado é cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município possui cerca de 418 mil habitantes (2019) e a renda per capita do município é superior a R$ 100.000 (2017). O Centro de Distribuição da Via Varejo, objeto do estudo, é um complexo industrial que agrupa os produtos que a marca disponibiliza nas suas lojas localizadas em diferentes partes do país. Por ser o maior da companhia, este centro abastece as lojas do estado de São Paulo e também é o ponto de transição de produtos entre os outros 26 CDs, espalhados em distintas regiões. Ao todo, a empresa possui aproximadamente 50 mil colaboradores, sendo que o CD em questão concentra cerca de 500 funcionários. A Cooper Viva Bem é uma das mais antigas cooperativas de catadores de materiais recicláveis São Paulo. Na época em que foi estabelecida a parceria com a Via Varejo, a cooperativa era uma das organizações conveniadas pela prefeitura de São Paulo, o que quer dizer que operava parte do recolhimento e recebia os resíduos da coleta seletiva da cidade para beneficiar internamente e dar a destinação final. A Cooper Viva Bem já possuía um trabalho interessante sendo feito com o Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, em que também atuava internamente nas dependências do Shopping em uma área específica para tal, fazendo a gestão dos resíduos sólidos. A cooperativa, assim como as outras de seu segmento, possuem uma característica específica de ter um forte apelo de inclusão social, já que os sócios cooperados são de uma camada da população que se encontra em um contexto de vulnerabilidade social. Parte deles já eram catadores de materiais recicláveis e executavam o trabalho de maneira independente. Além disto, a organização conseguiu absorver parte dos colaboradores que já atuavam antes no local. A renda econômica dos que trabalham em Jundiaí é quatro vezes maior que a média nacional de ganho das cooperativas - a média dos provimentos dos cooperados da filial da Cooper Viva Bem em Jundiaí é superior a R$ 2.000,00). Isto se deve à qualidade dos resíduos da Via Varejo e volume em escala, o que oferece melhores condições de negociação com a indústria recicladora.