Artigo Estudos de Caso

Programa Reviva

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Coleta e tratamento de resíduos sólidos por cooperativas de catadores de materiais recicláveis

Brasil

São Paulo(SP)

Fatores de Sucesso

Sociais

Podemos elencar como fatores sociais de sucesso a contratação pela Via Varejo de uma consultoria especializada no tema para dar suporte e auxiliar no desenho e implementação da nova solução; a abertura da empresa a um novo modelo de trabalho com inclusão social; e a liderança ativa da Cooper Viva Bem, bem como sua experiência relevante no mercado.

Ambientais

São fatores ambientais de sucesso a responsabilidade da empresa em gerenciar adequadamente os seus resíduos com o objetivo de fazer a recuperação, tratamento e reciclagem; e o alto número de resíduos produzidos diariamente pela empresa, o que demandou em ter uma operação própria para tratar os seus resíduos.

Econômicos

Podemos citar como fatores econômicos de sucesso a necessidade de diminuição dos custos da Via Varejo, que tinha gastos elevados para gerenciar, manter colaboradores, mesmo não sendo o seu know how; com a gestão da Cooper Viva Bem, a negociação dos preços pelos materiais recicláveis no mercado reciclador foi melhorada significativamente, tendo a central agora um melhor retorno econômico. Por fim, a necessidade das cooperativas de catadores diversificarem a forma como atuam para haver melhor incremento econômico teve papel fundamental.

Fatores de Fracasso

A parceria depende da abertura entre os envolvidos e o grau de seriedade para desempenho do trabalho. Não há uma receita pronta, foi preciso construir os acordos e as obrigações de cada uma das partes.

Fatores de Risco

São fatores de risco a a dependência da central de triagem do mercado reciclador, cujos preços oscilam frequentemente; risco jurídico presente em uma negociação diferenciada sem muitos parâmetros existentes ainda no mercado: foi preciso avaliar com muita cautela este ponto para que o estudo fosse viável.