Artigo Estudos de Caso

Programa Reviva

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Coleta e tratamento de resíduos sólidos por cooperativas de catadores de materiais recicláveis

Brasil

São Paulo(SP)

Metodologia

A central de triagem da Via Varejo e o seu programa de gestão interna dos resíduos gerados no CD de Jundiaí e nas lojas da empresa iniciou-se em 2008. Na época, a iniciativa tinha outra roupagem, chamava-se Programa Amigos do Planeta e a marca Casas Bahia ainda não tinha sido fundida e se transformado em Via Varejo, resultado da aquisição do Grupo Pão de Açúcar das lojas Ponto Frio. A partir de 2014, após a fusão das Casas Bahia, a Via Varejo iniciou um processo de reflexão sobre o modelo de gestão e operação da central de triagem. Nesta época, a Via Varejo contratou uma consultoria especializada no tema, a Giral Desenvolvimento de Projetos, para dar subsídios e trazer inovações no Programa que ainda se chamava Amigos do Planeta. Após várias análises socioeconômicas, a Giral trouxe propostas de novos modelos: um deles incluía a terceirização da operação da central de triagem por empresa especializada. Devido ao baixo investimento e alto impacto social, a parceria com uma cooperativa de catadores se mostrou a mais vantajosa. Houve redução de 44% dos custos da Via Varejo por meio da possibilidade de estabelecer um comodato com a cooperativa pela infraestrutura já instalada. A Giral Desenvolvimento de Projetos acessou o banco de dados de cooperativas cadastradas e selecionou cinco em um raio de distância de até 100km do CD de Jundiaí. Analistas aplicaram um diagnóstico de 220 requisitos em 7 dimensões: requisitos legais, processos, infraestrutura, resultados, responsabilidade social, gestão e liderança, e avaliou as organizações sob essa ótica, tendo como objetivo identificar qual seria a mais apta em abrir uma filial e prestar o serviço junto a Via Varejo. O processo funcionou como uma licitação: no primeiro momento do diagnóstico, aplicado pela Giral, as cooperativas não sabiam que a possível parceria seria realizada com a Via Varejo. Posteriormente, as duas melhores colocadas na avaliação visitaram a central de triagem em Jundiaí e fizeram um parecer que complementou a análise da Giral. Assim, foi escolhida a Cooper Viva Bem. Até então, a organização possuía 80 cooperados e ter uma liderança focada na gestão foi um diferencial. A consultoria auxiliou na construção do modelo de parceria entre Via Varejo e cooperativa, e ficou acordado em contrato o valor fixo que a cooperativa paga mensalmente à empresa pela sublocação do galpão. Outras despesas como custos com manutenção e depreciação de máquinas e equipamentos, energia elétrica, aquisição e manutenção de big bags são pagas com 20% do faturamento mensal da cooperativa, advindo da comercialização dos materiais recicláveis processados em Jundiaí.

Implementação

Atores

Via Varejo

Institucional/Privada

Giral Desenvolvimento de Projetos

Institucional/Privada

Cooper Viva Bem

Institucional/Privada

Governança

Neste estudo de caso podem ser identificados três atores principais: a Via Varejo, Cooper Viva Bem e Giral Desenvolvimento de Projetos. A Via Varejo, responsável pelo CD de Jundiaí e os resíduos gerados internamente buscou a consultoria da Giral para pensar em inovações no seu programa de resíduos, em específico no modelo de operação de sua central de triagem. A consultoria, que já possuía uma vasta experiência no mercado neste segmento, realizou diversas pesquisas e estudos e criou um novo modelo de operação. A Giral buscou no mercado uma cooperativa que melhor se adequasse à necessidade e articulou a parceria entre Cooper Viva Bem e Via Varejo. Nesse contexto, a Giral implementou uma série de processos de intervenção e aprendizagem, voltados a dar suporte à nova operação da Cooper Viva Bem em Jundiaí em torno de 4 pilares: Desenvolvimento Humano, Gestão, Operacional e Políticas Públicas.

Público-alvo

Podemos citar como beneficiários da iniciativa a própria empresa Via Varejo, responsável por seus resíduos, e que agora possui uma solução de gestão interna mais sustentável financeiramente e alinhada às diretrizes da PNRS. A Cooper Viva Bem e seus cooperados também foram beneficiados com novos postos de trabalho, incremento da renda das famílias, dentre outros. Ademais, as cooperativas de catadores de materiais recicláveis em geral e outras empresas do mesmo segmento da Via Varejo também podem ser beneficiadas, já que este caso demonstra que é viável e vantajoso uma parceria como a que foi desenvolvida.