Estudos
Projeto para a sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Manaus
Ambiente Construído
Modelagem da Informação da Construção
Brasil
Amazonas(AM)
Resultados e Impactos
De modo amplo, o BIM propiciou alcançar alguns resultados relevantes resultados, tais como: Assegurar ganhos de produtividade ao setor de construção civil; Proporcionar ganhos de qualidade nas obras; Aumentar a acurácia no planejamento de execução de obras, proporcionando maior confiabilidade de cronogramas e orçamentação; Contribuir com ganhos em sustentabilidade por meio da redução de resíduos sólidos da construção civil; Reduzir prazos para conclusão de obras; Contribuir com a melhoria da transparência nos processos; Reduzir necessidade de aditivos contratuais de alteração do projeto, de elevação de valor e de prorrogação de prazo de conclusão e de entrega da obra; Elevar o nível de qualificação profissional na atividade produtiva; e estimular a redução de custos existentes no ciclo de vida dos empreendimentos (Estratégia BIM BR, 2018). No estudo de caso do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o modelo da construção virtual permitiu avaliar antes das obras civis que o impacto do edifício no entorno imediato seria significativo, sendo necessária a contratação de um estudo de impacto de vizinhança com premissas voltadas para a reconfiguração do conjunto urbano. Outro resultado positivo foi a utilização, desde o princípio, da modelagem de estudo climáticos (térmicos e lumínicos), indicando as orientações das fachadas corretamente, de materiais adequados e mecanismo de proteção, visando o máximo de conforto à edificação. A utilização de BIM nesta obra também permitiu a execução dos projetos executivos com um alto grau de detalhe e complexidade em menor tempo e com maior precisão, evitando, assim, interferências desnecessárias entre as disciplinas. Essa fato resultou em economia de tempo e dinheiro ao antecipar os problemas que poderiam ocorrer na obra e, principalmente, auxiliou na obtenção da certificação de sustentabilidade pretendida pelo cliente.
Fatores de Sucesso
Sociais
Ambientais
Econômicos
Fatores de Fracasso
O estudo de caso do BID demonstra as limitações dos softwares BIM. Tenedini (2019) aponta incertezas relacionadas à representação gráfica, dificuldades de interoperabilidade entre softwares de empresas desenvolvedoras concorrentes e dificuldades no estabelecimento de parâmetros de níveis de detalhamento no modelo federado. Tenedini (2019) também verificou em seu trabalho a necessidade de aperfeiçoamento metodológico e operacional dos procedimentos em BIM, sugerindo às empresas desenvolvedoras dos softwares aprimorar a performance de suas plataformas, sofisticando-as.
Fatores de Risco
O sistema BIM depende de um fluxo de trabalho circular, no qual os projetistas devem compartilhar as informações de projeto com a maior precisão possível, assegurando que o receptor esteja familiarizado com o método utilizado; somente assim os resultados poderão ser incorporados ao mercado.
Lições aprendidas
Para o sucesso da implementação da tecnologia BIM é determinante que sua aplicação conceitual e o fluxo de trabalho de sua metodologia sejam, paulatinamente, incorporados pelas empresas da construção civil e que os projetistas se adaptem ao novo sistema de desenvolvimento e compartilhamento de informação nos projetos, visando minimizar os impactos negativos durante a transição tecnológica, tal como ocorreu com a transição do trabalho manual para o desenho assistido por computador (CAD).
Compartilhe: