Estudos
Projeto para a sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Manaus
Ambiente Construído
Modelagem da Informação da Construção
Brasil
Amazonas(AM)
Metodologia
A primeira ação tomada pela equipe, antes mesmo de se iniciar o trabalho, foi a criação de um padrão de trabalho entre todos os escritórios; ação esta que, pela sua importância, tomou uma boa parcela de tempo dos envolvidos. Foi realizada então uma definição de metodologia de trabalho que contasse com controle de nomenclatura de arquivos, diretórios e revisões. Foi definido também um documento padrão de checklist de projetos, padrões de pranchas, carimbos e de impressão. Dentro do esquema criado, foi organizado de qual forma o modelo federado seria feito e controlado. Durante toda a execução do trabalho, as discussões conjuntas com as engenharias faziam com que a arquitetura se adaptasse para atender a todas as demandas, um processo que descentralizou a tomada de decisões, uma vez que cada área poderia se responsabilizar por sua parte no projeto, retirando-se um pouco de responsabilidade da arquitetura no que diz respeito às outras áreas. O trabalho desenvolvido em cima de um modelo tridimensional federado permitiu a visualização de todas as interferências, proporcionando aos profissionais encontrar soluções rápidas e com a participação de todos. A interoperabilidade se fez presente do início ao fim: a arquitetura trabalhando com Revit e as engenharias de estruturas trabalhando com Revit, TQS e Strap. O processo de compatibilização aconteceu através do Naviswork, software multiplataforma, aceitando modelos 3D de diversos softwares diferentes. Com o modelo federado sendo aglutinado em tempo real pela internet, as interferências que eram encontradas pelo software eram discutidas e analisadas para definição de uma solução imediata, não se perdendo tempo. O próximo passo foi vincular o planejamento de obra executado em software como o MS Project, Primavera e até mesmo no Excel. Os softwares utilizados geraram os quantitativos e a partir deles foi possível parametrizar os elementos dos modelos para que se pudesse receber esses códigos e gerar as tabelas completas de orçamento, contabilizando recursos humanos, impostos, entre outros aspectos. Com o projeto já finalizado e colocado em prática, todas as medidas foram indicadas no relatório de sustentabilidade. Essas indicações constantes no supracitado relatório foram realizadas com base nos requisitos Envoltória, Iluminação e Sistema de condicionamento de ar (TENEDINI, 2019).
Implementação
Atores
Banco Interamericano de Desenvolvimento
Institucional/Privada
Grupo Just
Institucional/Privada
Projer
Institucional/Privada
Termacon
Institucional/Privada
Eletrotal
Institucional/Privada
Solutec
Institucional/Privada
Quali-A
Institucional/Privada
Governança
Como evidenciado anteriormente, o BIM auxiliou no estabelecimento de processos de articulação entre os diferentes escritórios contratados para desenvolver os projetos. Contudo, exige um modelo contratual divergente do utilizado nas demais obras de construção civil, pois a colaboração entre as partes acontece nas fases inicias do projeto. Outras questões contratuais entre contratante e contratado também sofreram alterações. Os principais autores foram o BID, o escritório Grupo Just, os escritórios de projetos complementares (Projer, Termacon, Eletrotal, Solutec) e a empresa de consultoria Quali-A.
Público-alvo
Funcionários do BID e visitantes.
Elementos de Replicabilidade
A implantação da tecnologia BIM varia em cada empresa, pois os processos de implementação são adaptados para a realidade e necessidade de cada uma. Quando implantado com sucesso, os aspectos financeiros e de governança são melhorados em relação aos procedimentos anteriores. Contudo, cada empreendimento exige um processo de execução em BIM diferente em relação ao outro. Assim, os procedimentos seguem um padrão da empresa, mas se adaptam às particularidades de planejamento de cada projeto.
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