Artigo Estudos de Caso

Rede de Parques na região metropolitana de Curitiba - Brasil

Metodologia

Ambiente Construído

Geoparques: Centros de interpretação territorial

Brasil

Paraná(PR)

As raízes de Curitiba estão ligadas aos recursos geológicos da região, por isso a cidade hoje ainda revela as evidências de um passado associado ao processo de exploração mineral. O poder público soube enxergar nesse cenário o potencial para o desenvolvimento de um roteiro geoturístico, tendo como base as antigas áreas de mineração e de atividade industrial. Essas áreas foram transformadas em parques municipais e passaram a compor uma rede de espaços públicos. Os roteiros de geoturismo de Curitiba visam informar sobre o processo histórico de exploração da atividade mineradora e industrial em seu município. Ademais, os parques atuam como pontos de atividade didática para visitas escolares, excursões técnicas e científicas, configurando Centros de Interpretação Territorial.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Fatores como a definição da regulamentação específica, a promoção e o financiamento de projetos de proteção e gestão do patrimônio impulsionaram a implantação do geoturismo em Curitiba. O tema foi discutido no Plano Municipal de Turismo de Curitiba e no Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável de Curitiba - PDITS CURITIBA, que é um instrumento técnico de gestão, coordenação e condução das decisões da política turística e de apoio ao setor privado, de modo a dirigir seus investimentos e melhorar a capacidade empresarial e o acesso ao mercado turístico. No que diz respeito às metas de turismo de Curitiba, houve um aumento contínuo desde 2014 (ano de acontecimento da Copa do mundo no Brasil), alcançando o número de 4.434.270 turistas em todo o setor turístico da cidade, com um gasto médio de R$ 115,53 por pessoa.

Desafios

  • Quando a valorização do patrimônio geológico é parte das políticas públicas, educativas e de proteção ambiental, a sociedade parte em defesa do meio ambiente. Ao assumir o papel de stakeholders, os cidadãos passam a exigir o cumprimento dos parâmetros estabelecidos pela legislação, visando dirimir os danos ao território natural.

Contexto

Curitiba vem se destacando pela grande capacidade de inovação e criação de alternativas na área de planejamento urbano, como por exemplo na área de transporte urbano e meio ambiente. As políticas públicas, ações e estratégias sustentáveis implementadas ao longo dos últimos 40 anos projetam a cidade como uma forte referência de prática urbana eficiente e consolidada. A rede de parques na região metropolitana de Curitiba totaliza aproximadamente 81 milhões de metros quadrados de área verde preservada. O índice de área verde em Curitiba era de 64,5 metros quadrados por pessoa em 2011 (PREFEITURA DE CURITIBA, 2012).