Estudos
Rede de Parques na região metropolitana de Curitiba - Brasil
Ambiente Construído
Geoparques: Centros de interpretação territorial
Brasil
Paraná(PR)
Resultados e Impactos
A iniciativa auxiliou a melhorar o índice de área verde em Curitiba - o índice mais atualizado, de 2011, é de 64,5 metros quadrados por pessoa (PREFEITURA DE CURITIBA, 2012), e também a aumentar os índices de cobertura vegetal. As áreas de cobertura vegetal da cidade passaram nos últimos dez anos de 18% para 26%. Além disso, podemos citar a consolidação de política que privilegia as áreas verdes e do conjunto de espaços destinados à sociedade, comunidades científicas e turistas: 21 parques, 15 bosques, 451 praças e 444 jardinetes, entre outras áreas; Registrou-se mais de 60 mil visitantes no Museu de História Natural do Capão da Imbuia, sendo 11 mil estudantes, além de 6,8 mil árvores plantadas, sendo 4 mil em vias públicas.
Fatores de Sucesso
Sociais
Ambientais
Econômicos
Fatores de Fracasso
Existe uma carência de capacitação e investimento em relação aos CITs em boa parte das unidades de conservação brasileiras. Por mais que Curitiba seja uma cidade referência em sustentabilidade e em proteção do meio ambiente, ainda faltam incentivos a projetos relacionados à interpretação dos aspectos geológicos e geomorfológicos. Quanto à infraestrutura dos parques urbanos, um levantamento diagnóstico da prefeitura de Curitiba apontou para a necessidade de melhoria de itens relacionados às condições de uso, como acessibilidade, instalações sanitárias e, principalmente, disponibilidade de estacionamentos. Destaca-se também que as estruturas e os espaços de interatividade e entretenimento necessitam de qualificação, de forma a proporcionar ao visitante maior integração na visita e, consequentemente, aumentando o tempo de permanência e os gastos com passeios.
Fatores de Risco
Os Centros de Interpretação Territorial funcionam como um museu a céu aberto, no qual o acervo é o meio ambiente. Esse modelo é pouco difundido no Brasil e no mundo. Por esse motivo, as atividades propostas nos CITs devem acontecer paralelamente a ações externas voltadas à educação sobre a história, a geologia e a geomorfologia locais.
Lições aprendidas
O geoturismo implantado em Curitiba, como um importante roteiro do segmento, se replicado e implantado em outras regiões do país pode chegar a assumir um grau de importância estratégica para o futuro do desenvolvimento turístico do Brasil, como fator de desenvolvimento social, educação e valorização do potencial das comunidades envolvidas, além do marketing a nível nacional e internacional. Fica evidente que o geoturismo é uma importante ferramenta de conscientização para um desenvolvimento turístico sustentável.
Compartilhe: