Artigo Estudos de Caso

Rede de Parques na região metropolitana de Curitiba - Brasil

Metodologia

Ambiente Construído

Geoparques: Centros de interpretação territorial

Brasil

Paraná(PR)

Metodologia

A implantação do roteiro geoturístico sugere ações para o planejamento de atividades turísticas e a utilização do patrimônio geológico classificadas como Unidades de Conservação ou em municípios que queiram aproveitar o potencial de seu patrimônio natural. Para isso foi importante realizar as seguintes ações: 1. Inventário dos Pontos de Interesse: o inventário auxilia na definição dos pontos de interesse para os roteiros e para a interpretação ambiental e territorial; 2. Definições de objetivos e metas: estabelecimento de diretrizes para a organização do geoturismo e identificação de ações para o seu desenvolvimento; 3. Desenvolvimento de ações: - verificação ou criação de legislações que protegem o patrimônio geológico; - incentivar a criação de geoparques envolvendo a comunidade; - instalar centros de interpretação territorial; - incentivar a educação geológica nas escolas; - realizar atividades e eventos e produzir material promocional e de divulgação; 4. Gerenciamento, avaliação e monitoramento com a finalidade de assegurar a execução das diretrizes e das ações planejadas e possibilitar margem de melhoramento.

Implementação

Atores

Prefeitura de Curitiba

Governamental (de cima para baixo)

Governo do Paraná

Governamental (de cima para baixo)

União

Governamental (de cima para baixo)

Escolas e Universidades

Institucional/Privada

Empresas parceiras

Institucional/Privada

Governança

As discussões a respeito da implantação do segmento de geoturismo em uma localidade ou região deve envolver a população, a gestão local, regional e/ou nacional, escolas e universidades e empresas de iniciativa privada da área de turismo, resumidos em três grandes grupos conforme seu caráter: - científico, próprios da comunidade científica que estuda a geologia; - político, como a administração, legislação e promoção dos atrativos; - social e turístico, que incluem o “trade” turístico, onde estão a iniciativa privada, agências de turismo, operadoras, setor hoteleiro, transporte, marketing, souvenir etc.

Público-alvo

Sociedade local, comunidades científicas e turistas.

Elementos de Replicabilidade

É preciso que o poder público tenha como objetivo promover uma relação mais próxima dos visitantes e da comunidade com as geociências, favorecendo a divulgação do patrimônio geológico.

É fundamental investir na divulgação e introduzir o conceito do geoturismo por meio de material gráfico em painéis, guias de bolso, website, jogos e atividades lúdicas, roteiros geológicos, bem como propostas de geoeducação e criação de Centros de Interpretação Territorial são necessários.

Para que o geoturismo seja um seguimento de atividade em um lugar ou região, é preciso, primeiramente, haver a potencialidade geológica e o interesse público pela atividade.