Artigo Estudos de Caso

Sistema de bueiros inteligentes no Porto Maravilha

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Monitoramento ambiental para manejo de águas pluviais

Brasil

Rio de Janeiro(RJ)

Metodologia

A solução Bueiros Inteligentes foi selecionada por meio de ações mobilizadas por parcerias público-privadas cujo produto é um cesto coletor que retêm resíduos sólidos que se acumulam em bueiros e bocas de lobo, facilitando a limpeza e impedindo que esse lixo siga para ruas, rios e córregos. Fabricado em material flexível, o cesto pode ser instalado em qualquer formato e tamanho de bueiro e/ou boca de lobo. O Sensor permanece inativo em estado de hibernação para economizar bateria; o Sensor é ativado por um timer interno “wakeup” controlado pela configuração remota que é enviada através do gestor. Só quando ativado é que passa a fazer leitura do interior do cesto coletor; a frequência de leitura deve ser definida em função das necessidades locais de monitoramento. Para evitar leituras equivocadas, o sensor interpreta intervalos de enchimento definidos por “flags” de leitura.Estes “flags” de leitura devem ser configurados para cada grupo de sensores através do sistema Gestor. São eles que revelam os níveis de enchimento e fazem o sensor emitir alertas ao gestor.

Implementação

Atores

Prefeitura do Rio de Janeiro

Governamental (de cima para baixo)

Multinacional Cisco

Institucional/Privada

Empresa Netsensors

Institucional/Privada

Governança

Para a implementação da solução no Porto Maravilha, o projeto contou com uma parceria público-privado entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Multinacional Cisco, que mobilizou startups através de um desafio chamado de “Desafio Cisco de Inovações Urbanas”, onde a solução de bueiros inteligentes da empresa Netsensors foi uma das finalistas selecionadas para a implementação. Para que o financiamento fosse viável, a contratação veio por meio das ações das obras de infraestrutura onde o capital é de origem privado captado com venda dos CEPACs (Certificados do Potencial Adicional de Construção).

Público-alvo

Comunidade e turistas.

Elementos de Replicabilidade

A implementação de inovações urbanas em uma cidade está ligada às ações de política pública que beneficia uma população. O Governo Federal Brasileiro determina em lei que todos os municípios brasileiros tracem os seus programas municipais para gestão desses detritos. Incluindo os provenientes de serviços de limpeza urbana. O maior causador de entupimentos em bueiros é o descarte irregular de lixo, os objetos que jogados na rua são responsáveis pela maioria dos entupimentos e alagamentos. As enchentes, por exemplo, são causadas pelo excesso de lixo que impede o escoamento da água pelas galerias e transbordam pelas ruas.

No que se refere aos bueiros inteligentes e sistema de gestão ambiental monitorada, um município pode propor suas instalações através de um Projeto de Lei que dispõe sobre a implantação dos dispositivos e que deve ser sancionado pelo poder executivo. Os recursos para financiamento da solução pode ser de origem pública, público-privado ou totalmente privado, a depender das decisões executivas do governo local.