Artigo Estudos de Caso

Sistema de bueiros inteligentes no Porto Maravilha

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Monitoramento ambiental para manejo de águas pluviais

Brasil

Rio de Janeiro(RJ)

Resultados e Impactos

Soluções ambientais como essa contribuem com a redução da poluição e pode mobilizar uma economia local com a geração de rendas a partir da reciclagem do material coletado. Os volumes de materiais que deixaram de poluir o meio ambiente através dos bueiros inteligentes são impactantes e em números totalizam 4.15 toneladas de plástico, 3.58 toneladas de vidro, 5.9 toneladas de papel e 1.91 toneladas e metal. Esses dados são atualizados constantemente pela empresa responsável pela implantação da inovação, quanto mais bueiros inteligentes são instalados, menos lixo agride o meio ambiente.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

É preciso compreender que a tecnologia não trabalha sozinha, a população tem um papel importante na transformação das cidades. No sistema de gestão ambiental monitorado, a tecnologia pode sofrer danos naturais ou depredação e notificar os agentes públicos sobre a possível ineficiência de partes componentes do sistema deve ser uma obrigação obrigatória e natural por parte daqueles que usam a cidade e se beneficiam dela.

Fatores de Risco

Um dos problemas das grandes cidades é o acúmulo de lixo inapropriado em diversos lugares. Com a chuva esses resíduos são levados para os bueiros, rios e córregos, provocando poluição, entupimento e até transbordamentos. Por dificultar a vazão da água, esse acúmulo gera enchentes que comprometem o trânsito e geram prejuízos materiais e riscos de morte. Assim, os resíduos sólidos que estão nas ruas são responsáveis por obstruir bueiros e impedir a drenagem de águas pluviais.

Lições aprendidas

Soluções simples e inovadoras podem tornar os serviços e infraestrutura mais eficientes e deixar as cidades mais inteligentes e monitoradas. Inovação e tecnologia são as bases dessas soluções que além de ajudar a aquecer a economia, melhoram a qualidade de vida das pessoas. Para a implantação de sistemas de gestão ambiental eficiente é preciso haver uma participação direta do Governo com engajamento, transparência e aberto à participação da sociedade nas questões que envolvem o dia a dia da sociedade. O sistema de gestão ambiental mobiliza um trabalho preventivo de captação e coleta de resíduos sólidos que eventualmente contribuem com as tragédias de alagamento.