Artigo Estudos de Caso

SUDS - Piso Drenante

Metodologia

Ambiente Construído

Pavimentos Permeáveis

Brasil

São Paulo(SP)

O Sistema Urbano de Drenagem Sustentável (SUDS) é um produto destinado à resolução de problemas comuns de gestão de águas pluviais nas cidades, incentivando uma gestão circular. Criado pela empresa Remaster, o produto funciona em conjunto com pisos drenantes e é composto por um sistema de tanques subterrâneos responsáveis por captar, armazenar, filtrar e infiltrar a água de volta no solo. A água escoa para os tanques por meio de células de drenagem. Existem três tipos de tanques modulares subterrâneos: tanques sépticos, tanques de reuso e tanques de infiltração. O SUDS pode ser aplicado em diversos contextos do ambiente urbano, como: estacionamentos verdes; superfícies permeáveis; jardins de chuva; drenagem em rodovias; tanques modulares de infiltração; tanques modulares de armazenamento e drenagem vertical e horizontal. A calçada da área externa da exposição CASA COR de São Paulo em 2015 foi criada visando resgatar conceitos como: urbanismo verde, gentileza urbana e calçadas vivas. O projeto foi realizado pelo arquiteto paisagista Benedito Abbud em parceria com seu filho Felipe Abbud. O trecho possuía 200 metros no total e o objetivo era criar um percurso que, além de gentil com o pedestre em acolhê-lo no espaço público, fosse ecologicamente gentil com o ambiente natural. Assim, foram utilizados sistemas construtivos que facilitam a drenagem e o reúso da água nas cidades - entre eles, o produto SUDS (Sistema Urbano de Drenagem Sustentável) em conjunto com um piso intertravado e permeável em concreto drenante.

Custo para Implementação

Informação não disponível

A construção da calçada na Mostra CASACOR SP 2015 foi financiada, principalmente, pelos fornecedores dos materiais e dos produtos - sendo os principais Remaster e Intercity -, em conjunto com a contribuição do Escritório Benedito Abbud. O projeto foi uma boa oportunidade de divulgar o produto que possui grande potencial de implementação em áreas públicas. Os ganhos potenciais da solução deveriam estimular investimentos públicos no sentido de disseminar a ideia e consolidar práticas de drenagem sustentável.

Desafios

  • A utilização do SUDS na calçada permite o reúso das águas pluviais, contribuindo para uma relação circular da cidade com o recurso da água.

  • Devido à utilização do SUDS, a água da chuva, ao invés de ser despejada no sistema tradicional de esgoto e águas pluviais, é reutilizada ou reabsorvida para o solo, contribuindo para o ciclo natural da água.

  • Os tanques do SUDS são produzidos em plástico reciclado.

  • A utilização do SUDS diminui o sobrecarregamento do sistema de drenagem urbana tradicional, contribuindo para um melhor escoamento das águas.

Contexto

O projeto foi realizado na mostra CASA COR de arquitetura, design de interiores e paisagismo de 2015, na cidade de São Paulo. A mostra aconteceu no Jockey Clube, situado no bairro Cidade Jardim, área bastante nobre da zona sul, possuindo a maior renda per capita do município. A cidade de São Paulo se situa em zona climática subtropical tipo úmido, tendo invernos brandos e verões com temperaturas moderadamente altas e índices de precipitação relativamente altos, principalmente no verão. Devido ao alto índice de urbanização da cidade, sendo a maior metrópole da América Latina, a cidade passa por dificuldades em relação à gestão hídrica e a enxurradas no ambiente urbano construído.