Estudos
SUDS - Piso Drenante
Ambiente Construído
Pavimentos Permeáveis
Brasil
São Paulo(SP)
Resultados e Impactos
A calçada, antes abandonada, se tornou mais humanizada e utilizada pela população. A vegetação implantada ao longo da calçada a tornou mais agradável em termos de conforto ambiental; a nivelação do piso (antes, com muitas falhas e buracos) a tornou fisicamente mais acessível para pessoas com dificuldade de locomoção; o mobiliário urbano implantado, especialmente em áreas de parklets criadas no local, tornou a calçada para além de um espaço de fluxo, mas também um espaço de permanência de pessoas, estimulando a ocupação do local; a calha de luz instalada no piso durante todo o percurso tornou a calçada mais acessível para pessoas com dificuldades visuais. Os benefícios ambientais são atribuídos, principalmente, para a economia de energia e a drenagem urbana. A utilização de postes em iluminação de LED tornou a iluminação noturna da calçada mais eficaz, reduzindo bastante o consumo de energia (foram implantados 16 postes, no total; a energia gasta por eles somados é menor do que a energia de um único poste tradicional). A área com a calçada projetada por Abbud não passou por problemas de alagamentos, que costumam ser recorrentes na cidade de São Paulo.
Fatores de Sucesso
Sociais
Ambientais
Econômicos
Fatores de Fracasso
O fato do projeto ter sido encomendado para fazer parte da Mostra CASACOR, e implantado em uma área da cidade que, por ser muito nobre, não sofre com grandes problemas em relação às consequências da sobrecarga do sistema de drenagem urbana tradicional - o projeto não foi capaz de atingir a áreas da cidade que mais comumente passam por alagamentos e enchentes. De qualquer forma, é um projeto piloto que tem como finalidade disseminar a ideia.
Fatores de Risco
A solução pode não apresentar viabilidade econômica a depender da maneira de implantação. O custo de implantação de uma calçada como a realizada no projeto "Se essa rua fosse minha..." é, aproximadamente, 25% maior ao custo de implantação de uma calçada convencional. Além disso, calçadas muito estreitas dificultam a implantação da tecnologia SUDS. Deve-se pensar na implantação em áreas maiores para reduzir os custos e obter benefícios dentro da lógica da economia de escala.
Lições aprendidas
A implantação bem-sucedida do SUDS no projeto de calçada "Se essa rua fosse minha..." demonstra que a tecnologia é funcional e responde bem ao ambiente urbano, atuando na redução dos danos causados pela sobrecarga do sistema tradicional de drenagem urbana. Apesar disso, segundo Benedito Abbud (2015), não existem soluções universais e esta não pode ser aplicada em qualquer contexto; é necessário que cada lugar seja estudado em termos de nível de chuvas, clima, cultura e morfologia da cidade para que seja realizado um projeto bem-detalhado e eficaz.
Compartilhe: