Artigo Estudos de Caso

SUDS - Piso Drenante

Metodologia

Ambiente Construído

Pavimentos Permeáveis

Brasil

São Paulo(SP)

Metodologia

1. No projeto de calçada "Se essa rua fosse minha...", as águas pluviais, a princípio, escoam para o solo por meio do piso intertravado em concreto drenante. 1.1. Para a realização do piso intertravado, primeiramente, são pré-fabricados industrialmente bloquetes retangulares em concreto; para torná-los drenantes, o concreto utilizado é composto majoritariamente por agregados graúdos, permitindo a formação de poros que deixam a água passar; 1.2. Após transportados para o local da obra, os bloquetes são assentados sobre um colchão de areia, sendo, então, nivelados e alinhados. 2. Após drenadas as águas pluviais, estas são escoadas para os tanques do SUDS, que consistem em caixas de superfícies vazadas abaixo do piso envoltas em mantas permeáveis ou impermeáveis (a depender das decisões técnicas). 2.1. As caixas acumulam a água escoada; 2.2. A água é filtrada no local; 2.3. Após isso, a água pode ser destinada para diferentes fins: 2.3.1. No caso de utilização de uma manta impermeável envolta no tanque, a água é retida, podendo depois ser transportada para outro local onde poderá ser reutilizada; 2.3.2. No caso de utilização de uma manta permeável envolta no tanque, a água é, aos poucos, infiltrada de volta no solo, hidratando a terra e, consequentemente, a vegetação presente - como é o caso do presente estudo de caso.

Implementação

Atores

Empresa Remaster

Institucional/Privada

Escritório Benedito Abbud Paisagismo Planejamento e Projetos

Institucional/Privada

Indústria Intercity

Institucional/Privada

Empresa CASACOR (Grupo Abril)

Institucional/Privada

Governança

O projeto da calçada foi realizado pelo arquiteto Benedito Abbud, por meio de seu escritório "Benedito Abbud Paisagismo Planejamento e Projetos" e em parceria com seu filho, o também arquiteto Felipe Abbud. Os produtos de infraestrutura verde para a drenagem urbana (TecGarden e SUDS) foram providenciados pela Empresa Remaster, e o piso intertravado e permeável em cimento poroso foi realizado pela indústria Intercity. O projeto pôde ser executado devido à mostra CASA COR, empresa pertencente ao Grupo Abril, de arquitetura, design de interiores e paisagismo, ocorrida anualmente com o objetivo de divulgar o trabalho realizado por profissionais dessas áreas.

Público-alvo

O público beneficiado pela calçada implementada consistiu na população paulistana no geral, por estar em um espaço público da cidade - com enfoque, principalmente, visitantes e trabalhadores da Mostra CASACOR SP de 2015, além dos usuários convencionais do Jockey Clube de São Paulo.

Elementos de Replicabilidade

Estudo detalhado do solo do local de implantação de projeto para compreender a profundidade permitida de instalação do SUDS.

A calçada sob a qual a tecnologia SUDS será instalada deve ter uma largura considerável mínima para encaixe do produto.

É preferível que a tecnologia SUDS seja instalada nas áreas urbanas de maior sensibilidade ao acúmulo de água.

A tecnologia SUDS, quando implantada sob pavimentação, deve estar associada a alguma solução de piso drenante.

Estudo sobre as condições climáticas e nível de chuvas do local, a fim de dimensionar adequadamente os tanques.