Estudos
Superillas - Barcelona
Ambiente Construído
Novos métodos de planejamento urbano: Placemaking
Espanha
Catalunia()
O caso das “Superillas” é uma experiência de Urbanismo Ecológico, que vem sendo realizada pela Prefeitura de Barcelona por meio de um processo de planejamento participativo. O plano urbanístico da intervenção foi concebido sobre ideais de segurança, sustentabilidade, igualdade e eficiência. Tais critérios alinham-se à ideia do ambiente urbano como espaço inclusivo, caminhável e amigável ao pedestre.A proposta geral define determinadas áreas nas quais nove quarteirões são agrupados em uma única superquadra (400 x 400 metros), prevendo uma redistribuição dos espaços de circulação na malha viária da cidade de Barcelona e significativa redução do trânsito rodado.
Custo para Implementação
Informação não disponível
A implementação do projeto definitivo conta com recursos públicos, mas inicialmente o projeto é custeado pela comunidade, uma vez que as intervenções iniciais possuem caráter experimental. Portanto, o governo participa como patrocinador majoritário ao contratar a agência para coordenar o processo participativo e a implementação do projeto.
Desafios
-
Espaços adequados à escala de vizinhança favorecem o acesso ao ambiente construído.
-
A redução da área de circulação destinada aos veículos motorizados, mostra um novo direcionamento do desenho urbano, privilegiando os modais não motorizados.
-
Ao se reduzir o espaço do tráfego rodado, há evidente diminuição da emissão de CO2.
-
Espaços orientados ao pedestre restringem a presença dos carros e gera ambientes mais seguros.
Contexto
O método do Placemaking vem sendo aplicado na implementação de projetos recentes na cidade de Barcelona. O envolvimento da comunidade tem sido essencial para que determinadas áreas recuperem seu funcionamento local, protegidas do tráfego pesado característico da malha intensamente conectada da cidade. Desde os anos 90 as ruas de Barcelona, passam por um processo de redesenho voltado a reduzir o espaço destinado aos veículos e ampliar os espaços destinados aos modais não motorizados. O Plano de Mobilidade Sustentável veio reiterar a intenção de transformar a cidade em um lugar inclusivo ao pedestre, e o projeto das "Superillas" é o símbolo da intensificação das práticas voltadas ao urbanismo ecológico.
Compartilhe: