Estudos
Superillas - Barcelona
Ambiente Construído
Novos métodos de planejamento urbano: Placemaking
Espanha
Catalunia()
Metodologia
A aplicação da metodologia do placemaking se inicia pela dimensão contextual, na qual se apresenta o projeto inserido no mundo “real”, dando ênfase aos aspectos sócio-econômicos. 1. Desenho indireto: Análise do contexto a partir das pré-existências locais e globais. 2. Estabelecer contato com todos os envolvidos (stakeholders) por meio de audiências públicas e workshops. 3. Início do processo do desenho tendo como base a leitura sobre as dimensões do desenho urbano (figura 01). 4. Definição de instrumentos de materialização (outputs) para a implementação da intervenção. Ex.: demandas apontadas em audiências públicas. 5. Primeiro estágio da intervenção: Implementação de caráter probatório, que avaliará a viabilidade do projeto e receptividade do público. 6. Checagem dos resultados iniciais por meio de coleta de dados e realização de workshops. 7. Ajustes e desenvolvimento do projeto final. 8. Implementação do projeto final. 9. Aplicação de ferramentas que garantam o desenvolvimento do projeto, possibilitando o controle e o monitoramento constantes.
Implementação
Atores
Prefeitura de Barcelona
Governamental (de cima para baixo)
comerciantes
Multi-Stakeholders
moradores
Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)
Agência BCNecologia
Público-Privada
Governança
O processo participativo se estabelece a partir do contato entre os administradores locais, técnicos, comerciantes e moradores locais. No caso de Barcelona, a BCNecologia, agência contratada pelo governo para intermediar e coordenar os projetos das Superillas, ficou responsável também por conduzir o projeto para a certificação relativa ao urbanismo ecológico.
Público-alvo
Moradores, comerciantes locais e passantes de um modo geral.
Elementos de Replicabilidade
É preciso inicialmente estabelecer contato com a comunidade e avaliar o grau de receptividade à proposta de intervenção, caso haja muita resistência o planejamento deverá tentar identificar as causas e avaliar outras possibilidades de aproximação ou até mesmo um adiamento para nova abordagem em outro momento.
Para a implementação do reajustamento viário, técnica bastante utilizada no Placemaking, é preciso iniciar por uma experiência piloto e avaliar os resultados parciais. A experiência piloto deve ser de baixo custo e de caráter temporário. Se os resultados iniciais forem positivos, parte-se para a consecução da obra definitiva.
Cidades como Brasília e muitas cidades dos Estados Unidos possuem seus sistema viário superdimensionado, por isso tornam-se excelentes candidatas a intervenções de reajustamento, uma vez que há muito espaço para ser remanejado.
O método de planejamento do Placemaking é aplicável na escala local, o que não impede sua replicação em áreas vizinhas, como foi no caso das "Superillas".
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