Artigo Estudos de Caso

Superillas - Barcelona

Metodologia

Ambiente Construído

Novos métodos de planejamento urbano: Placemaking

Espanha

Catalunia()

Resultados e Impactos

O projeto das "Superillas" tocou em questões complexas associadas ao padrão de mobilidade vigente até o momento de sua implementação. Se não fosse pelo processo participativo que envolveu toda a comunidade, o projeto certamente teria naufragado diante da pressão dos utilizadores dos modais motorizados.Ademais, diante do sucesso da intervenção o projeto recebeu a certificação do urbanismo ecológico pela Agência de Ecologia Urbana de Barcelona, a BCNEcologia. Essa empresa semi-pública tem desenvolvido projetos em toda Espanha, além disso é pioneira no processo de certificação urbanística voltada ao urbanismo ecológico.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Há grande descontentamento por parte dos condutores de veículos motorizados devido à redução das faixas de circulação destinadas aos mesmos.

Fatores de Risco

A mudança no padrão de mobilidade interfere na apropriação do espaço, gerando a necessidade de monitoramento durante o período de adaptação. Corre-se o risco de acidentes ocasionados por comportamentos pré-estabelecidos, por isso a sinalização torna-se fundamental, assim como demais elementos voltados a disciplinar o uso do espaço.

Lições aprendidas

Nas intervenções realizadas nos anos 90 houve muito descontentamento porque a comunidade não foi consultada sobre as mudanças promovidas pela prefeitura, isso acarretou muitas das vezes um baixo índice de apropriação dos espaços renovados. Nas "Superillas" ficou evidente que o processo de valorização dos espaços de vizinhança vai além de uma intervenção física, e é um processo que passa por estabelecer um diálogo com a comunidade e ouvir suas demandas. O produto portanto é de co-autoria entre administração e comunidade.