Artigo Estudos de Caso

Tratamento de esgotos por processo biológico aeróbio eletroquimicamente assistido - Universidade de Brasília - Brasil

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Tratamento de esgoto por processo biológico aeróbio eletroquimicamente assistido

Brasil

Distrito Federal(DF)

Este estudo de caso aborda uma pesquisa elaborada em laboratório da Universidade de Brasília, em 2017, com efluentes coletados na Estação de Tratamento de Esgoto Norte - CAESB. A pesquisa avalia o pós-tratamento do efluente de um sistema biológico anaeróbio por meio de tratamento aeróbio combinado com processo eletrolítico. A eficiência da combinação dos sistemas anaeróbios/aeróbios foi exaustivamente demonstrada, porém, o objetivo da pesquisa foi combinar o sistema biológico aeróbio e o processo eletrolítico com o intuito de aumentar a eficiência do sistema em termos de remoção de matéria orgânica.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Linhas de financiamento que exigem solução para tratamento de efluente compacto (que ocupe pouco espaço) e possuam exigências ambientais como salvaguarda.

Desafios

  • Processo inovador capaz de ser aprimorado e utilizado no reuso de água.

  • Sistema capaz de tratar esgoto com elevada carga de contaminação em pequeno espaço e com grande eficiência.

Contexto

O estudo tem como foco a pesquisa sobre tratamento de esgoto descentralizado para os casos em que se necessita de um grau maior de remoção de matéria orgânica e de sólidos, ou por razões ambientais ou de reúso de água, em aplicações onde se dispõe de pouca área para ser ocupada pelo sistema de tratamento de esgoto. O processo eletroquímico acoplado a um sistema anaeróbio formam um conjunto compacto que ocupa pequena área e que trate eficientemente os esgotos a baixo custo; um sistema compacto de tratamento de efluentes, podendo ser instalado em residencias, principalmente aquelas ainda não atendidas por nenhum sistema de tratamento de esgoto ou que são atendidas por sistemas falhos e terão que tratar seus esgotos no lugar de origem (FONSECA, A. A, 2017).