Artigo Estudos de Caso

Tratamento de esgotos por processo biológico aeróbio eletroquimicamente assistido - Universidade de Brasília - Brasil

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Tratamento de esgoto por processo biológico aeróbio eletroquimicamente assistido

Brasil

Distrito Federal(DF)

Resultados e Impactos

A maior eficiência global de remoção de matéria orgânica, eficiência média durante o período de operação da terceira fase, com 87% de remoção, representando o maior valor dentre as três fases. Durante essa fase, o valor máximo de eficiência de remoção de DQO, equivalente a 98%, foi obtido durante a aplicação da corrente elétrica de 1 mA referente à primeira condição experimental. A pesquisadora concluiu que a maior eficiência foi alcançada com a utilização dos eletrodos de grafite puro rígidos, concluindo-se que os eletrodos não-destrutíveis são os mais indicados dentre os outros materiais das placas eletrolíticas. E destaca que o tratamento eletroquímico funcionou de maneira satisfatória para água residuária testada, porém, foi verificado que a comunidade zooplanctônica foi afetada devido à aplicação de corrente elétrica, ou seja, a redução drástica a diversidade e da frequência relativa da comunidade zooplanctônica. De acordo com Fonseca, este processo é de fácil operação, custo de investimento mediano, capaz de ser aplicado para diferente tipo de efluentes e ocupa pequenas áreas. Esta tecnologia pode ser passível de implantação em sistemas de bairros, pequenos municípios, condomínios e/ou individuais.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Mortandade de comunidade zooplanctonica após o sistema de tratamento eletrolítico.

Fatores de Risco

Estudar a viabilidade da aplicação do sistema bioeletrolítico às estações compactas de tratamento de esgoto unifamiliar. Avaliar e monitorar o real efeito da corrente elétrica na comunidade zooplanctônica presente nos sistemas biológicos. Realizar a avaliação econômica do processo, considerando os custos de implantação, dos eletrodos, manutenção, gasto de energia elétrica e produção de lodo. Avaliar a possibilidade do uso de fontes alternativas de energia elétrica, como as placas solares, de forma a permitir a aplicação em estações compactas de tratamento de esgoto em comunidades isoladas.

Lições aprendidas

Para que este sistema seja de fácil e possível utilização é necessário testar novos formatos do reator eletrolítico e sua eficiência no tratamento, aplicando-se o modelo de operação de fluxo contínuo.