Artigo Estudos de Caso

Usina Solar flutuante no reservatório de Billings (SP)

Metodologia

Energia

Geração de energia solar fotovoltaica em lagos, lagoas ou reservatórios de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH)

Brasil

São Paulo(SP)

Trata-se da primeira usina fotovoltaica flutuante da cidade de São Paulo, no reservatório de Billings. Ainda é uma plataforma em fases teste e em estágio inicial. Caso os testes sejam validados e a geração de energia efetiva, a usina será replicada de forma maior na própria represa de Billings e na de Guarapiranga. O empreendimento tem 100 kilowatts de potênci e ocupa mil metros quadrados.

Custo para Implementação

De quinhentos a um milhão de reais

A contratação foi via chamamento público e para a implantação do projeto foram investidos R$ 450 mil em equipamentos. O valor alocado foi 100% da Sunlution (empresa que ganhou o chamamento público).

Desafios

  • A geração fotovoltaica de energia reduz a dependência de fontes não renováveis.

  • Uma planta fotovoltaica é considerada uma fonte limpa e renovável de geração de energia.

Motivação

A iniciativa partiu da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo ao buscar desenvolver políticas públicas e ações a fim de contribuir com a transição energética. A usina flutuante fotovoltaica no reservatório de Billings é uma ação concreta que servirá como referência de viabilidade da implantação de futuras outras usinas no mesmo local e nos arredores.

Contexto

O reservatório de Billings está situado a sudeste da Região Metropolitana de São Paulo. Faz limite, a Oeste, com a bacia hidrográfica da represa Guarapiranga e, ao Sul, com a Serra do Mar. A represa foi criada com o objetivo de gerar energia elétrica para a cidade de São Paulo. A construção da represa começou em 1925 e terminou em 1927, quando iniciou o enchimento do reservatório. Na década de 1940, teve início o desvio de parte das águas do rio Tietê para a represa, aumentando assim sua vazão, o que possibilitou a ampliação da capacidade de geração de energia elétrica. A usina fotovoltaica flutuante inaugurada em fevereiro de 2020 no reservatório de Billings é um projeto piloto pois visa coletar informações sobre a energia gerada, analisar o rendimento do sistema, falhas e disponibilidade, bem como registros diários de solarimetria e análises de custos de implantação e operação.