Artigo Estudos de Caso

Usina Solar flutuante no reservatório de Billings (SP)

Metodologia

Energia

Geração de energia solar fotovoltaica em lagos, lagoas ou reservatórios de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH)

Brasil

São Paulo(SP)

Fatores de Sucesso

Sociais

Por ter sido construída em um local de alta densidade demográfica, será necessário avaliar a questão de conservação da usina pelos moradores ao redor.

Ambientais

Uma usina fotovoltaica flutuante produz energia limpa e renovável e ajuda a reduzir a evaporação de água dos reservatórios. A instalação da usina reduz o crescimento de algas na reserva. Como as algas se reproduzem muito rápido e prejudicam o funcionamento do tratamento da água, os módulos na água reduzem a exposição das algas à luz do sol, impactando seu processo de fotossíntese e, consequentemente, sua reprodução.

Econômicos

Um dos benefícios de uma usina FV flutuante é evitar desapropriação do solo para sua execução. Desta forma, permitem que terrenos sejam alocados para outras atividades econômicas, tais como agricultura e indústria. Foi previsto no contrato uma estação solarimétrica que visa mensurar parâmetros solares, como a radiação solar global, direta e difusa, entre outras. Esta medição será um dos fatores que culminará na abertura de futuros editais.

Fatores de Fracasso

Não foram encontrados fatores de fracasso.

Fatores de Risco

A usina está localizada em uma área onde há alta densidade populacional e está próxima a zonas urbanas. Um fator de risco levantado é a preocupação com o roubo dos componentes da usina.