Estudos
VLT Carioca
Mobilidade
Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)
Brasil
Rio de Janeiro(RJ)
Metodologia
São quatro etapas: 1 - Realização de estudo atualizado de demanda, baseado em pesquisa origem-destino, definindo eixo atendido e demanda máxima esperada (passageiros por hora por sentido). 2 - Estudo preliminar de requalificação urbana. 3 - Traçado preliminar do sistema. 4 - Definição da localização do pátio de manutenção e Centro de Controle Operacional (CCO).
Implementação
Atores
Prefeitura do Rio de Janeiro
Governamental (de cima para baixo)
BNDES
Público-Privada
Governança
A governança se deu, de modo geral, entre a concessionária, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).
Público-alvo
Passageiros de transporte público que trabalham e/ou circulam no Centro Histórico/Financeiro do Rio de Janeiro.
Elementos de Replicabilidade
Existem mais de 2.300 sistemas de VLT/bondes operando com sucesso no mundo todo, segundo levantamento da UITP (apud ANPT Trilhos, s. d.). Mesmo com extensas redes de metrô e trens, grandes cidades europeias como Paris, Madri e Berlim têm apostado no VLT como solução de mobilidade. Na América Latina, também está em operação o VLT da Baixada Santista e projetos para Curitiba.
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