Artigo Estudos de Caso

Metodologia

São quatro etapas: 1 - Realização de estudo atualizado de demanda, baseado em pesquisa origem-destino, definindo eixo atendido e demanda máxima esperada (passageiros por hora por sentido). 2 - Estudo preliminar de requalificação urbana. 3 - Traçado preliminar do sistema. 4 - Definição da localização do pátio de manutenção e Centro de Controle Operacional (CCO).

Implementação

Atores

Prefeitura do Rio de Janeiro

Governamental (de cima para baixo)

BNDES

Público-Privada

Governança

A governança se deu, de modo geral, entre a concessionária, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

Público-alvo

Passageiros de transporte público que trabalham e/ou circulam no Centro Histórico/Financeiro do Rio de Janeiro.

Elementos de Replicabilidade

Existem mais de 2.300 sistemas de VLT/bondes operando com sucesso no mundo todo, segundo levantamento da UITP (apud ANPT Trilhos, s. d.). Mesmo com extensas redes de metrô e trens, grandes cidades europeias como Paris, Madri e Berlim têm apostado no VLT como solução de mobilidade. Na América Latina, também está em operação o VLT da Baixada Santista e projetos para Curitiba.