Estudos
Worn Wear - Empresa Patagonia
Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS
Mecanismo de incentivo à circularidade de produtos têxteis
()
Metodologia
Por anos, a marca de roupas esportivas Patagonia proporciona eventos pop-up para "Worn Wear", onde os consumidores podem trazer itens usados para reparo ou troca por crédito na loja. Esse programa se mostrou extremamente bem sucedido, levando a empresa a lançar uma loja permanente online com o nome "Worn Wear", um website onde o consumidor pode trocar, vender ou comprar roupas de segunda mão da Patagonia. A loja funciona da seguinte maneira. O consumidor compra a peça, usada ou nova da marca Patagonia e a usa até o seu determinado "fim". Após o fim do seu uso, o consumidor tem a possibilidade de, ao invés de descartá-la, trocar essa peça usada em qualquer loja física da empresa, onde os funcionários irão comunicar o valor dela para revenda, e lava-lá também. Existem preços pré fixados para certos tipos de peças, variando de 15 dólares até 100 dólares, dependendo do seu tipo e estado. A Patagônia informa que irá pagar até 50% do preço pelo qual vão vender o item. O consumidor, ao vender, recebe crédito na loja para comprar peças usadas ou novas. O website também inclui guias detalhados de cuidado para os produtos para todos os tecidos oferecidos pela loja em suas roupas. Recentemente a empresa abriu a sua primeira loja física somente para "Worn Wear". A loja, uma pop-up em Boulder, Colorado nos Estados Unidos ficou aberta até fevereiro de 2020. A loja é estocada somente com produtos Worn Wear, assim como a coleção de outro varejista de artigos de esporte "ReCrafted Colleciton". Além de vender artigos usados, a loja proporcionou workshops de reparo e upcycling das peças. Além da loja Pop-up, a marca também proporciona estações móveis de reparo, que visitam uma variedade de locais, incluindo lojas próprias, varejistas de artigos de esporte, resorts de ski e faculdade, oferecendo seus serviços de reparo de roupas. Elas já estiveram em mais de 135 localizações, e reparam roupas de qualquer marca.
Implementação
Atores
Empresa Patagonia financiou e liderou todas as atividades relacionadas a essa iniciativa.
Institucional/Privada
Governança
A iniciativa foi tomada pela empresa de artigos esportivos Patagonia, em alinhamento com o seu posicionamento em prol do meio ambiente, e indo ao encontro dos compromissos firmados pela empresa para uma geração de impacto positivo na sociedade.
Público-alvo
Sociedade Civil, Empresa Patagonia.
Compartilhe: