Artigo Estudos de Caso

Worn Wear - Empresa Patagonia

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Mecanismo de incentivo à circularidade de produtos têxteis

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Fatores de Sucesso

Sociais

Fatores de sucesso associados a uma nova economia para a indústria têxtil são a criação de etiquetas e rótulos de qualidade de comum utilização pela indústria, oferecimento de garantias para peças já compradas que venham a apresentar eventuais defeitos, e maximização do potencial de durabilidade das peças. Existe hoje uma oportunidade de negócios clara para roupas mais duráveis em segmentos de mercados específicos. Para segmentos como estilos não sazonais, roupas funcionais, roupas íntimas, qualidade é uma preocupação chave para os consumidores. Esses itens refletem a necessidade de novos modelos de negócios como o apresentado para que a durabilidade e a qualidade das peças possam ser valorizadas.

Ambientais

A plataforma proporciona múltiplas formas de diminuição do impacto negativo gerado pela indústria. Ao comprar uma peça usada, deixamos de descartar essa peça e ressignificados um novo uso para a mesma, evitando seu outro possível destino para o aterro sanitário. Ao vender uma peça usada por exemplo, o consumidor é incentivado a cuidar da mesma melhor, para que consiga aproveitar seu potencial de venda ao máximo, o que proporciona uma transição de comportamento do consumidor, que via roupas como bens descartáveis para novo comportamento onde passam a ser vistas como bens duráveis. Ao reparar a sua peça para um novo uso, aumenta-se a taxa de usabilidade das roupas, diminuindo emissões de Gases de Efeito Estufa, em ao menos 44% se uma peça é utilizada o dobro de vezes por exemplo.

Econômicos

A iniciativa Worn Wear foi lançada em 2017 e já vendeu até agora 120.000 produtos até hoje. Empresas como a Patagonia têm adotado estratégias em volta de roupas duráveis de alta qualidade, e têm visto com isso, um aumento forte em valor de mercado e rentabilidade. As receitas da marca cresceram mais de 10% anualmente com lucro bruto de USD 600 milhões em 2015. A Patagonia com a sua iniciativa Worn Wear está capturando um mercado que ao continuar levando seu negócio como "business as usual" não teriam capturado, ao mesmo tempo que estão aumentando a sua visibilidade de marca, e fazendo com que opções de recompra de roupas se tornem cada vez mais comuns.

Fatores de Fracasso

O modelo é possível para marcas muito bem posicionadas no mercado, tendo em vista que é um modelo com altos custos envolvidos. Ele ainda não é amplamente difundido no mercado, e não é considerada uma prática comum. Apesar de apresentar o potencial para ser amplamente escalável e adotado por outras marcas, é necessário um amplo conhecimento logístico, ou um parceiro logístico local.

Fatores de Risco

Alguns riscos apresentados por modelos de revenda de roupas são um alto custo logístico, a dificuldade de preservação da qualidade, a rapidez com que essa peça recebida pode ser melhorada para revenda e uma clara comunicação para o consumidor para educá-lo em como manter a qualidade das suas peças.