Artigo Soluções

BENS E SERVIÇOS

Projetos luminotécnicos

Projetos luminotécnicos

Ambiente Construído

Descarbonização da infraestrutura

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

A boa gestão da iluminação em ambientes contribui diretamente para a eficiência energética, uma das principais ações para mitigação climática e consequente redução do aquecimento global. Contribui na redução de emissão de GEE em face à redução no consumo de eletricidade.


A solução trata da implementação de projetos luminotécnicos que contribuem com o aumento da eficiência energética em edificações. A iluminação de ambientes tem relação direta com o conforto ambiental e a eficiência energética. O conforto ambiental está ligado ao nível de conforto luminoso e depende da presença de iluminação natural, níveis adequados de luminância para cada atividade, boa distribuição de luz, ausência de ofuscamento e também pela estética dos ambientes. Mais do que isso, sistemas de iluminação tem grande impacto na eficiência energética de uma edificação, tanto pelo consumo direto de energia elétrica para iluminação artificial quanto pelo impacto no consumo de energia do sistema de ar condicionado, com o acréscimo de carga térmica interna gerado pelas lâmpadas. Um bom projeto luminotécnico promove eficiência energética e gera economia para consumidores, seja em ambientes residenciais, corporativos ou de lazer e entretenimento. Ademais, diminui a necessidade de geração de eletricidade, o que reduz emissões poluentes do setor elétrico. Em ambientes onde existe a realização de atividades de comércio, indústria e ensino, o projeto luminotécnico deve respeitar as normas da NBR 5413 que estabelecem os valores de iluminância média mínima.

Eficiência energética Projeto luminotécnico Luminotécnica Consumo de energia

O Problema

O objetivo de um projeto luminotécnico é fornecer a quantidade de luz necessária para que as atividades sejam desenvolvidas de forma eficiente e confortável. Por esta razão se faz necessário projetar o sistema luminotécnico de um ambiente de maneira que este cumpra com seu objetivo: o menor gasto de energia possível sem comprometer a qualidade da iluminação no local. Tanto em residências quanto em ambientes corporativos, o maior problema em relação a um projeto de iluminação eficiente é a falta de informação e conhecimento. Assim, existe a necessidade de se contratar um profissional tecnicamente capacitado para realizar os projetos de iluminação. Um projeto luminotécnico aprimora consideravelmente os níveis de eficiência em relação ao consumo de energia elétrica a partir da troca de lâmpadas fluorescentes ou incandescentes para LEDs que possuem maior eficiência, entre outras medidas. Também alteram a sensação de conforto do ambiente em questão.