Recife
Pilotos

Recife

Na cidade de Recife, as ações se relacionam a elementos centrais para a sustentabilidade urbana como adaptação às mudanças climáticas, planejamento urbano integrado, gênero e desenvolvimento de dados e software para apoiar o desenvolvimento urbano.

A revisão e atualização do Plano Recife 500 Anos, realizado no âmbito do projeto, oferece uma estratégia de desenvolvimento para a cidade. Além disso, ARIES e Porto Digital estão desenvolvendo diretrizes para uma Política Habitacional com foco em gênero e o aprofundamento dos planos de adaptação às mudanças climáticas em três áreas: urbanização, habitação e mobilidade.

Para apoiar o planejamento integrado na região, além de implementar micro estações de monitoramento climático na cidade, o projeto desenvolverá o Sistema de Gestão Georreferenciada Integrada, um software de gestão do território com o objetivo de combater a sobreposição de ações e programas públicos, atuando como uma ferramenta de gestão, planejamento e execução de operações urbanas a partir da estratégia apresentada no Plano Recife 500 anos.

Lista Pilotos

Estudos de viabilidade mercado de carbono para a cidade do Recife

Conheça

Desenvolvimento do 'Integrated Management System' (IMS), sistema de gerenciamento integrado e georreferenciado para auxilar a tomada de decisão do poder público.

Conheça

EVTEA - Ferramentas para implementação da Política de Habitação de Interesse Social com foco em gênero e outros grupos vulneráveis.

Conheça

Construção de microestações de monitoramento de qualidade da água, ar e clima, e desenvolvimento de plataforma para disponibilização dos dados a fim de fornecer dados à sociedade e dar suporte ao planejamento baseado em evidências.

Conheça

Barco Solar - Viabilidade técnica e financeira da operação de barco solar no Capibaribe.

Conheça

Urbanização - Margens do Rio Capibaribe urbanizadas em dois trechos

Conheça

Travessias - Ligação entre as duas margens do rio Capibaribe por meio de duas pontes para pedestres e ciclistas

Conheça

Painel de Indicadores do Plano Recife 500 Anos

Conheça

PASR - Desenvolvimento de Planos Setoriais de Adaptação para quatro setores.

Conheça

Urbanização

Conheça

Jardim Filtrante - Jardins Filtrantes limpando água poluída através do uso de vegetação

Conheça