Brasília
Pilotos

Brasília

Em Brasília, para apoiar o planejamento integrado na região, a SEMA/GDF desenvolve ações que envolvem geração de dados, conhecimento e ferramentas de gestão, além de testar tecnologias inovadoras para serem aplicadas em larga escala.

Uma das ações é o desenvolvimento do Sistema Distrital de Informações Ambientais – SISDIA, uma infraestrutura de dados geoespaciais ambientais que visa organizar, integrar e ampliar as informações sobre água, ar, solo, fauna e flora produzidos pelos diversos órgãos do Governo do Distrito Federal.

Outra iniciativa inovadora é o Diagnóstico de Contaminação do Lixão da Estrutural, já considerado o maior lixão a céu aberto da América Latina. O diagnóstico tem como propósito identificar e analisar os atuais níveis de contaminação para apoiar a definição de parâmetros e critérios para a remediação ambiental da área. Além dessas ações, a SEMA/GDF está investindo em estudos para identificar o impacto das mudanças climáticas no Distrito Federal e estudos para a descarbonização de ações do governo, a partir de estratégias para mitigação e adaptação dos investimentos públicos na região. Outras ações incluem a promoção de arranjos inovadores para o uso de energia solar no DF e a implantação de energia fotovoltaica em prédios públicos.

Lista Pilotos

Soluções baseadas na Natureza (SbN): Plantio de Mudas nas áreas selecionadas pela Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal na Região Administrativa de Brazlândia.

Conheça

Implantação de sistema piloto de energia fotovoltaica para prédios públicos no Distrito Federal

Conheça

Sistema Distrital de Informações Ambientais – SISDIA

Conheça

Projeto Nascentes

Conheça

Índice de Sustentabilidade das Bacias Hidrográficas do Distrito Federal

Conheça

Fitorremediação de solos contaminados – Experimento 2 – Plantio de espécies acumuladoras de metais em áreas que receberam resíduos sólidos urbanos.

Conheça

Fitorremediação de solos contaminados – Experimento 1 – Comparação do conteúdo de metais presentes em plantas nativas e exóticas na área da Estrutural e no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília

Conheça

Estabilização da pluma de contaminação de chorume no antigo Lixão da Estrutural

Conheça

Estabilização de metais nos solos no antigo Lixão da Estrutural

Conheça

Criação e Implementação da Câmara Técnica de Mudança do Clima do Conam/DF

Conheça

Índices de sustentabilidade das Bacias Hidrográficas do Distrito Federal.

Conheça

Implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF) Mecanizados

Conheça