Brasília
Brasília
Em Brasília, para apoiar o planejamento integrado na região, a SEMA/GDF desenvolve ações que envolvem geração de dados, conhecimento e ferramentas de gestão, além de testar tecnologias inovadoras para serem aplicadas em larga escala.
Uma das ações é o desenvolvimento do Sistema Distrital de Informações Ambientais – SISDIA, uma infraestrutura de dados geoespaciais ambientais que visa organizar, integrar e ampliar as informações sobre água, ar, solo, fauna e flora produzidos pelos diversos órgãos do Governo do Distrito Federal.
Outra iniciativa inovadora é o Diagnóstico de Contaminação do Lixão da Estrutural, já considerado o maior lixão a céu aberto da América Latina. O diagnóstico tem como propósito identificar e analisar os atuais níveis de contaminação para apoiar a definição de parâmetros e critérios para a remediação ambiental da área. Além dessas ações, a SEMA/GDF está investindo em estudos para identificar o impacto das mudanças climáticas no Distrito Federal e estudos para a descarbonização de ações do governo, a partir de estratégias para mitigação e adaptação dos investimentos públicos na região. Outras ações incluem a promoção de arranjos inovadores para o uso de energia solar no DF e a implantação de energia fotovoltaica em prédios públicos.